- Logo do Rock in Rio (Foto: Divulgação)

Rock in Rio impactou a economia do Rio de Janeiro em R$ 2 bilhões

Responsável por atrair mais de 700 mil visitantes para a Cidade do Rock, o Rock in Rio ainda impactou diversos setores da economia local

Redação Publicado em 03/12/2022, às 09h00 - Atualizado em 15/12/2022, às 12h58

Entre 02 e 11 de setembro deste ano, a Cidade do Rock no Rio de Janeiro recebeu centenas de milhares de visitantes durante mais uma edição do Rock in Rio. Considerado um dos maiores festivais do mundo, o evento não apenas movimentou o turismo da cidade, como ainda impactou a economia local.

Segundo dados enviados pela organização do Rock in Rio à Gazeta de São Paulo, o festival impactou em mais de R$ 2 bilhões a economia do Rio, afetando diversos setores e gerando mais de 28 mil empregos diretos. Com shows de artistas como Iron Maiden, Post Malone, Justin Bieber, Demi Lovato, Guns N' Roses, Måneskin, Coldplay e Dua Lipa, o Rock in Rio recebeu mais de 700 mil fãs.

+++LEIA MAIS: School Of Rock lança documentário e coletânea autoral para celebrar 10 anos de atividades no Brasil

Entre as centenas de milhares de pessoas que visitaram a Cidade do Rock, 420 mil vieram de fora do Rio de Janeiro, enquanto 10 mil vieram de 31 países diferentes para assistir aos seus artistas favoritos. O grande número de visitantes, nesse sentido, está diretamente ligado à divulgação do festival, que gerou mais de 80 mil matérias espontâneas, além de 450 horas de exibição em canais de TV e Rádio.

Só no Multishow, canal parceiro do Rock in Rio, o festival foi assistido por 13.3 milhões de pessoas — nas demais plataformas Globo, foram 41 milhões de espectadores, o melhor impacto do festival no canal desde 2013. Nas redes sociais, o Rock in Rio foi mencionado mais de 7,9 milhões de vezes.

+++LEIA MAIS: De Lady Gaga a Foo Fighters: 7 substituições radicais em line-ups de festivais

No Facebook, Instagram e Twitter, as mais de 409 milhões de impressões e mais de 32,5 milhões de interações garantiram ao festival um impacto 117% maior em comparação com 2019. Já no TikTok, plataforma patrocinadora do festival, o Rock in Rio recebeu mais de 7.6 bilhões de visualizações.

Responsável por impactar diretamente a economia do Rio de Janeiro, o Rock in Rio ainda gerou reverberações no setor de hotelaria da cidade. Isso porque, segundo o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (Hotéis Rio), apenas a segunda semana de apresentações do festival promoveu uma ocupação maior que 90% em hotéis de todos os bairros da cidade.

“Já esperávamos que essa edição do reencontro seria épica, após tanta espera e vontade de nossos fãs estarem novamente reunidos na Cidade do Rock. Mas, a dimensão que o festival alcançou em 2022, nos posiciona para além do maior festival de música e entretenimento do mundo, alcançando números superiores aos de grandes eventos esportivos globais”, afirmou Luis Justo, CEO do Rock in Rio.

+++LEIA MAIS: The Town terá 100 mil pulseiras de led no estilo Coldplay

entretenimento música notícia rio de janeiro rock in rio Economia

Leia também

Bebê Rena: 'Ninguém tem provas' de que 'Martha da vida real' foi presa, diz jornalista


Por que Sharon Osbourne se 'sente terrível' por filha não aparecer em The Osbournes?


Bridgerton ganha homenagem no Rio de Janeiro após estreia da 3ª temporada


"Culminância de uma trilogia", diz produtor sobre 3ª temporada de What If...?


Quando estreiam os episódios finais da 3ª temporada de Bridgerton na Netflix?


Doctor Who 'é como um rito de passagem', diz Golda Rosheuvel