-

Capital Inicial e Aborto Elétrico: afinal, qual a relação entre os grupos

Muito se fala sobre como o Aborto Elétrico 'deu origem' ao Capital Inicial, mas a relação entre as bandas vai além da formação

Alexandre Matias (texto) e Pablo Miyazawa (edição) Publicado em 07/07/2022, às 16h26

O movimento que fez nascer a vida cultural brasiliense começou quando Renato Russo juntou-se ao guitarrista André Pretorius e ao baterista Fê Lemos e fundou o trio punk Aborto Elétrico. Pretorius deixou a banda logo no início e Renato foi para a guitarra, cabendo ao irmão do baterista, Flavio, assumir o baixo no grupo, que logo se tornou uma pequena sensação local. Quando Renato saiu da banda, os irmãos Lemos chamaram o guitarrista Loro Jones e a vocalista Heloísa Helena para compor um novo projeto, batizado de Capital Inicial. A cantora não durou muito tempo, e o grupo escolheu para a função um dos fãs de primeira hora do Aborto Elétrico, além de amigo pessoal de Renato Russo: Dinho Ouro Preto.

Caption

 

Dinho sentiu-se à vontade para pedir ao grupo reviver músicas do trio original que Renato não cantava mais em sua nova banda, o Legião Urbana – além de pedir para Renato terminar uma das músicas que mais gostava. E foi justamente “Música Urbana” que transformou o Capital Inicial no segundo nome a despontar em Brasília. Além desta, o primeiro álbum, batizado com o nome da banda, trouxe a balada pós-punk “Fátima” e o punk cru “Veraneio Vascaína” (que havia sido proibida nas rádios pela censura que ainda vigorava no país).

+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Jamie Campbell Bower e Joseph Quinn curtem visita ao Brasil ao som de ‘Evidências’

Todas faziam parte do repertório do Aborto Elétrico, mas canções como “Psicopata”, “Tudo Mal”, “Leve Desespero” e “Linhas Cruzadas” mostravam que o grupo tinha potencial para ir além das faixas de Renato, embora a influência do líder do Legião Urbana continuasse rondando a carreira do grupo – até hoje.

Capital Inicial (Reprodução)

 

Destaques do disco incluem “Música Urbana”, “Leve Desespero” e “Fátima”.

Ouça abaixo Capital Inicial completo.

Os 80 maiores discos do Rock Nacional

Parte do Dossiê 40 anos do Rock Nacional, edição especial de colecionador da Rolling Stone Brasil, a lista "Os 80 Maiores Discos do Rock Nacional" reúne os principais trabalhos do que parece ter sido um levante artístico, unificado e contínuo mobilizado inicialmente pela juventude do Rio de Janeiro dos anos 1980. Na revista, já disponível em bancas físicas e digitais, você confere a curadoria realizada pelos editores da Rolling Stone Brasilcom os 80 discos mais importantes do rock nacional, separados em quatro categorias e organizados por ordem cronológica de lançamento.

música renato russo legião urbana rock brasília dinho ouro preto CAPITAL INICIALbanda aborto elétrico

Leia também

Sebastian Bach relembra trauma durante primeira passagem no Brasil, em 1992: 'Eu quase morri'


Britney Spears e pai chegam a acordo mais de dois anos após fim de tutela


Por que Dave Grohl não esperava nada do Nirvana


Slipknot faz primeiro show com novo baterista, possivelmente Eloy Casagrande


Machine Gun Kelly se nega a falar mal de Taylor Swift durante jogo: 'Uma santa'


Mãe de Matty Healy reage a novo álbum de Taylor Swift: 'Não estava sabendo'