McFly: novo álbum é "mais pesado, com mais guitarra, inspirado no Rock dos anos 70 e 80” - Breno Galtier/Divulgação

McFly fala de passagem pelo Brasil e de álbum: “coisas boas acontecem a quem espera”

Em entrevista exclusiva, a banda britânica McFly comentou como tem aproveitado os primeiros dias no Brasil e contou tudo que eles podem - até o momento - sobre o próximo álbum, já finalizado

Marina Pastorelli Publicado em 26/05/2022, às 17h35

Aguardado por uma década, o retorno da banda britânica McFly ao Brasil foi animado e nostálgico - em cima do palco e fora dele. Desde a passagem por São Paulo, primeira cidade da turnê, onde uma série de passeios desprevenidos na metrópole rendeu encontro e foto com fãs pelo parque Ibirapuera, os quatro integrantes fizeram história na passagem pelo país - em Belo Horizonte, chegaram a promover um pedido de casamento em pleno palco.

O reencontro era aguardado desde março de 2020, quando precisou ser adiado poucos dias antes da primeira apresentação, por conta da pandemia do coronavírus. De lá para cá, a banda, que completa 20 anos em 2023, lançou duas coletâneas, ‘The Lost Songs’ e ‘Young Dumb Thrills’, e acrescentou ainda mais músicas na lista - que já era grande - de canções que os fãs, já adultos, desejavam ouvir nos shows.

+++ McFly: Nostalgia e encontro de gerações marcam estreia da turnê brasileira em São Paulo

Pouco antes da segunda apresentação por aqui, em entrevista exclusiva com a Rolling Stone Brasil, Danny Jones (vocalista e guitarrista), Harry Judd (baterista) e Dougie Poynter (baixista), com a ausência do vocalista e guitarrista Tom Fletcher, que teve imprevistos com a voz e precisou se resguardar, falaram sobre o retorno ao Brasil, a dificuldade na escolha da setlist, o novo álbum que deve ser lançado em breve, e muito mais!

Quando questionados, logo no início, sobre a receptividade dos fãs brasileiros e os primeiros dias no país, os integrantes da banda sorriram.

 

“Tem sido maravilhoso”, pontuou o baterista, que logo se mostrou emocionado e grato com a atenção que eles têm recebido dos fãs na porta do hotel, no aeroporto e ao redor da cidade: “Nós gostamos disso”.

“O clima está perfeito e até fomos correr, a comida tem sido deliciosa, o tempo está ótimo, o show foi divertido”, comentou o baixista.

 

Set list: uma escolha muito difícil

Um dos grandes desafios para essa turnê era escolher a setlist, como confirmou a banda. Reunir um mix perfeito entre músicas antigas e novas não foi uma tarefa fácil.

McFly em São Paulo (Breno Galtier/Divulgação)

 

‘Josephine’, da coletânea The Lost Songs, lançada em 2020, foi uma que o baterista sugeriu para incluir nos shows: “Eu acho que é uma música legal! E é divertido fazer algo novo. É bom tentar algo novo e também é muito difícil agradar a todos. Muitos fãs pediram ‘That’s the Truth’, ‘Down Goes Another One’, ‘Broccoli’…”, afirmou Harry Judd, que completou: “Essa (‘Broccoli’) era uma que estava na setlist de 2020 para a turnê no Brasil, porque nós sabemos que as pessoas amam, mas quando fomos ensaiar para vir desta vez, percebemos que estava um pouco entediante. Tentamos criar a melhor combinação!”.

E que combinação! Com, em média, 20 faixas nostálgicas ao vivo, as apresentações de São Paulo duraram aproximadamente duas horas e conquistaram a aprovação da maior parte dos fãs. Sobre isso, Danny Jones riu ao lembrar de uma situação engraçada que aconteceu na manhã seguinte ao show do dia 17 de maio: “Eu me encontrei com um dos homens que trabalham com a parte de som e perguntei ‘E aí, o que você achou de ontem?’ e ele respondeu: ‘Maravilhoso, mas loooongo”, contou, gargalhando, ao lembrar da reação do senhor.

E a setlist será a mesma em todos os shows? Harry Judd garante que a intenção é mantê-la intacta em sua maior parte, com poucas exceções que podem ocorrer de acordo com a energia de cada apresentação - como aconteceu com ‘No Worries’ no primeiro dia, que foi puxada pela plateia e Tom Fletcher atendeu ao pedido dos fãs; ou com ‘Not Alone’ no segundo dia, que substituiu ‘Walk in the Sun’, ambas acústicas, cantadas pela voz de Danny Jones.


McFly e a inspiração nos anos 70 e 80

Durante o bate-papo, a Rolling Stone Brasil abordou também o novo álbum, já finalizado pelo McFly, ainda sem data de lançamento anunciada. “Quando deve ser lançado?”, questionamos, curiosos, ao que Danny Jones respondeu, bem humorado: “Essa é uma ótima pergunta para ser feita aqui, já que estamos na BMG (gravadora)”.

“O que posso dizer é que estamos muito animados com ele e que é algo especial”, garantiu Judd. “Não tem referências com álbuns antigos. É mais pesado, com mais guitarra, inspirado no Rock dos anos 70 e 80”, continuou.

Dougie Poynter explicou: “É mais como nos anos 80, quando a música Pop tinha a pegada do Rock. Ela era cativante, divertida e ainda assim era Rock”.

O vocalista Danny Jones contou que tudo começou após a covid, quando eles construíram o próprio estúdio e estavam prontos para produzir, mas se questionaram: “O que nós somos como BANDA?”

“A parte que mais gostamos é tocar ao vivo. Como podemos colocar isso em um álbum? Pensamos muito nisso e esse novo espaço de gravação que nós temos nos permitiu concluir esse projeto - com esse pensamento”, disse.

Tanto Danny Jones, quanto Harry Judd e Dougie Poynter, consideraram os desafios de se produzir um álbum fora da caixa, afastando o foco nas canções acústicas, “mais naturais e fáceis de fazer”, como eles mesmos disseram, e produzindo faixas mais pensadas, que refletiriam a nova fase do McFly.

A Rolling Stone Brasil tentou descobrir alguns detalhes ainda não revelados sobre o projeto, como nome do álbum ou nome da única música especial que traz referências de álbuns antigos da banda, mas as informações estão “trancadas a sete chaves” e devem ser reveladas em breve pelos próprios integrantes.

“Coisas boas acontecem para aqueles que esperam”, deixou a dica, e finalizou, Harry Judd.

O bate-papo completo, em vídeo, está nas redes sociais da Rolling Stone Brasil. Confira:

.

banda show Pop são paulo rock grupo mcfly

Leia também

Entre o palco e o sítio: Dinho Ouro Preto comemora 60 anos admitindo ser 'caseiro', 'cinéfilo' e apaixonado por corrida


Sebastian Bach relembra trauma durante primeira passagem no Brasil, em 1992: 'Eu quase morri'


Britney Spears e pai chegam a acordo mais de dois anos após fim de tutela


Por que Dave Grohl não esperava nada do Nirvana


Slipknot faz primeiro show com novo baterista, possivelmente Eloy Casagrande


Machine Gun Kelly se nega a falar mal de Taylor Swift durante jogo: 'Uma santa'