- Nara Leão (Foto: Reprodução)

Nara Leão: Série documental faz homenagem aos 80 anos da cantora; conheça

A série documental O Canto Livre de Nara Leão homenageia a cantora, que completaria 80 anos em 19 de janeiro de 2022

Redação Publicado em 10/01/2022, às 10h17

Uma das fundadoras da Bossa Nova e MPB, Nara Leão é um ícone da música — e, em 19 de janeiro de 2022, a cantora completaria 80 anos de vida. Para celebrar e homenagear a artista, a série documental O Canto Livre de Nara Leão estreou no Globoplay na sexta, 7 de janeiro.

Conforme lembrou o site G1, Nara Leão é uma das grandes artistas do século XX, lembrada pelo talento e a voz, assim como pelo posicionamento diante de assuntos do país, como a ditadora militar. Assim, a série busca dar maior reconhecimento à artista, chamada durante muito tempo de “musa da Bossa Nova”.

+++LEIA MAIS: 80 anos de Sérgio Mendes, a mente por trás da versão bossa nova do hit ‘Mas que Nada’

Com cinco episódios, a produção tem depoimentos de diversas pessoas, inclusive de Nara Leão, Chico Buarque, Roberto Menescal, Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Edu Lobo, Dori Caymmi, Marieta Severo, Fagner e outros.

Eu tô muito chique com um catálogo muito musical, mores. 🎶🥰#OCantoLivreDeNaraLeão já chegou por aqui. 🤩 pic.twitter.com/eKGxbRDz6j

— globoplay (@globoplay) January 7, 2022

Segundo informações da Vogue, a série documental apresenta uma grande pesquisa com imagens, fotos e arquivos ainda inéditos ao público, como a primeira apresentação de Nara e registros de acervo pessoal. O Canto Livre de Nara Leão é produzida pelo Conversa.doc, núcleo de documentários do programa Conversa com Bial.

+++LEIA MAIS: Revolucionário, João Gilberto transformou o DNA musical brasileiro [ANÁLISE]

Além de oferecer um retrato da icônica Nara Leão, a série apresenta o contexto em que a cantora se tornou um ícone de diversas gerações, confrontando a ditadura civil-militar e tornado-se uma grande (e inspiradora) figura feminina na música brasileira.

Diretor Renato Terra fala sobre a série

O diretor da série é Renato Terra, quem falou ao Fantástico sobre a produção: "Nara é uma das grandes artistas do século 20 no Brasil, ao lado da Bethânia, da Elis Regina, da Elza Soares. E eu acho que ela ainda não tem esse reconhecimento que ela precisava ter."

+++LEIA MAIS: Jorge Vercillo questiona o presente, a existência humana e o artista no streaming: 'O mundo decidiu que agora a música é de graça' [ENTREVISTA]

série música notícia Cantora diretor Globoplay 80 anos Bossa Nova nara leão o canto livre de nara leão

Leia também

Sebastian Bach relembra trauma durante primeira passagem no Brasil, em 1992: 'Eu quase morri'


Britney Spears e pai chegam a acordo mais de dois anos após fim de tutela


Por que Dave Grohl não esperava nada do Nirvana


Slipknot faz primeiro show com novo baterista, possivelmente Eloy Casagrande


Machine Gun Kelly se nega a falar mal de Taylor Swift durante jogo: 'Uma santa'


Mãe de Matty Healy reage a novo álbum de Taylor Swift: 'Não estava sabendo'