- Dave Grohl (Foto:Rudi Keuntje / Geisler-Fotopress / Alliance / DPA/ AP Images)

Nirvana: Dave Grohl relembra gravação de 'Smells Like Teen Spirit': 'Ninguém prestou muita atenção'

Ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl falou sobre a criação de "Smells Like a Teen Spirit", hit que completa 30 anos em 2021

Redação Publicado em 21/09/2021, às 10h41 - Atualizado às 10h45

Três décadas após o lançamento de "Smells Like Teen Spirit," Dave Grohl relembrou o processo de criação do hit do Nirvana. Em entrevista à NME, o atual líder do Foo Fighters falou sobre como a banda "estava apenas se divertindo" nos ensaios.

“Lembro de escrever 'Teen Spirit' em nosso ensaio. Gostei do riff que Kurt [Cobain] fez, porque é percussivo. Aquelas batidas suaves e penetrantes entre os acordes realmente levaram para o padrão do riff de bateria."

+++LEIA MAIS: Nirvana: Acusação contra banda por capa de Nevermind é 'ridícula', diz advogado

Grohl continuou: "Para ser honesto, naquele ponto, estávamos ouvindo muito Pixies - era a fase de Bossa Nova [1990]. E estávamos apenas nos divertindo, de verdade. Estávamos criando uma nova música após uma nova música todos os dias."

O ex-baterista do Nirvana revelou que o colega Krist Novoselic deve ter "gravações de tudo isso - ideias de riff que nunca foram usadas e canções que foram moldadas em faixas para Nevermind."

+++LEIA MAIS: Nirvana: Quem é, afinal, o bebê na capa de Nevermind, do Nirvana?

O músico também admitiu que não imaginava o sucesso da canção e só percebeu o poder dela durante as gravações no estúdio.

“Claro, ninguém teve qualquer previsão psíquica para imaginar que a música faria o que fez [...] até entrarmos no estúdio para gravá-la , não tinha percebido o poder da música. E não apenas liricamente ou musicalmente, mas o groove da música - era realmente poderoso."

+++LEIA MAIS: O que David Bowie achava da versão de 'The Man Who Sold The World', do Nirvana?

Grohl completou: "Acho que todo mundo estava mais focado em músicas como 'In Bloom' ou 'Lithium' ou 'Breed'; ninguém prestou muita atenção em 'Teen Spirit' enquanto estávamos gravando. Nós apenas pensamos que era outra música legal para o álbum.”

Nirvana

A icônica banda grunge foi formada por Kurt Cobain e Krist Novoselic na década de 1980, segundo o Loudwire. Com o disco de estreia, Bleach (1989), o grupo chamou atenção, mas foi como Nevermind (1991) que a dupla - ao lado de Dave Grohl - entrou para história e até hoje é uma referência na música.

+++LEIA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

música banda notícia hit rock processo gravação Kurt Cobain dave grohl Krist Novoselic Nirvana smells like a teen spirit

Leia também

Entre o palco e o sítio: Dinho Ouro Preto comemora 60 anos admitindo ser 'caseiro', 'cinéfilo' e apaixonado por corrida


Sebastian Bach relembra trauma durante primeira passagem no Brasil, em 1992: 'Eu quase morri'


Britney Spears e pai chegam a acordo mais de dois anos após fim de tutela


Por que Dave Grohl não esperava nada do Nirvana


Slipknot faz primeiro show com novo baterista, possivelmente Eloy Casagrande


Machine Gun Kelly se nega a falar mal de Taylor Swift durante jogo: 'Uma santa'