- Keanu Reeves como Neo (Foto:Reprodução)

20 anos de Matrix, o filme que mudou a ficção científica nos cinemas

Escolher a pílula azul ou a pílula vermelha?

Redação Publicado em 31/03/2019, às 13h00

Há 20 anos estreou no cinema Matrix, o primeiro filme da trilogia que viria a impactar para sempre o mundo dos filmes de ficção científica.

Dirigido pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski, a odisseia enfrentada pelo Sr. Anderson, ou Neo, O Escolhido, para se tornar o redentor, arrecadou US$ 463,5 milhões no mundo todo: mais de sete vezes o valor do orçamento de US$ 63 milhões.

Em uma alegoria cyberpunk à história de Jesus, Matrix levou às telonas diversas questões que se concretizariam com o avanço da era digital, além de apresentar influência de autores icônicos da ficção científica como Philip K. Dick e William Gibson.

O filme também levantou questionamentos envolvendo temas como os ideias do cristianismo, gnosticismo, budismo e também de filósofos como Immanuel Kant e o grego Platão

Os sobretudos pretos, as botas parrudas e toda a estética do figurino marcou e influenciou uma geração de amantes de histórias sobre futuros distópicos em que as máquinas eventualmente superam e dominam os seres humanos.

Estrelado por Keanu ReevesLaurence Fishburne e Carrie-Anne Moss, o sucesso deu abertura para a criação de mais dois filmes não tão amados pelos fãs do original: Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, além da coletânea de animações Animatrix.

Recentemente, o produtor Lorenzo di Bonaventura revelou quais foram os atores que estavam na lista para interpretar o protagonista, e Reeves não foi nem de perto a primeira opção.

cinema Keanu Reeves matrix 20 anos wachowski neo

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’