- Montagem de Quilombo (Reprodução) e 12 Anos de Escravidão (Divulgação/Disney/Buena Vista)

5 filmes importantes sobre a escravidão: de Quilombo a 12 Anos de Escravidão [LISTA]

Confira filmes que retratam a escravidão e abordam as décadas seguintes nas quais a violência e o genocídio negro continuou

Camilla Millan Publicado em 13/05/2021, às 18h12 - Atualizado em 09/12/2021, às 08h00

Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e determinou o fim da escravidão no Brasil. No entanto, a declaração no papel não significou o fim do racismo, desigualdade e violência contra a população negra.

Apesar de libertos, os ex-escravizados não receberam as condições de serem inseridos na sociedade. O racismo se tornou sistemático — e diariamente é preciso lutar contra a violência.

+++LEIA MAIS: Escravidão: Uma História de Injustiça - Nova série de Samuel L. Jackson apresenta diferente e necessária perspectiva sobre o tráfico de escravos [ANÁLISE]

A data 13 de maio não é para celebrar o fim da escravidão, mas reafirmar a importância de acabar com o genocídio negro no Brasil. No cinema, muitos filmes retomam a história para combater a violência na atualidade.

Diversas produções acompanham narrativas reais e fictícias sobre a escravidão. Além de retratarem a crueldade humana, mostram as culturas das diversas populações negras escravizadas.

+++LEIA MAIS: Black Is King: Álbum visual de Beyoncé é uma lição decolonial sobre as diferentes Áfricas: 'Dá espaço para culturas fora da compreensão dominante'

Alguns filmes nacionais - como Quilombo e Besouro -  e norte-americanos - como 12 Anos de Escravidão -  são importantes produções para refletir. Além de retratarem a escravidão, abordam as décadas seguintes nas quais a violência e o genocídio negro continuou. 

Confira 5 importantes filmes sobre a escravidão:

+++LEIA MAIS: Como violência policial e racismo são normatizados pela produção audiovisual brasileira [ANÁLISE]


Besouro (2009)

O filme conta a história de Besouro Mangangá, capoeirista baiano considerado um grande nome do movimento negro no Brasil. Apesar de receber diversas críticas por ter a fantasia envolvida em fatos reais, a produção ganha muita relevância ao retratar uma época na qual a escravidão já havia sido abolida, mas os negros foram marginalizados pelos brancos.

Além disso, Besouro ganha evidência pela abordagem da capoeira. Na trama, a arte é retratada em toda a sua importância enquanto forma de luta diante da violência e opressão que as populações negras sofriam na época.

+++LEIA MAIS: Artistas negros são 'tratados como sobras' em Hollywood, diz Viola Davis


Quilombo (1984)

O filme se passa por volta de 1650, e acompanha um grupo de escravos que se rebela em engenho de Pernambuco vai até o Quilombo dos Palmares. A também mostra como Ganga Zumba, um príncipe africano, virou o primeiro líder do Quilombo, e em seguida Zumbi assumiria a liderança.

Com coprodução brasileira e francesa, Quilombo ganhou diversos prêmios, entre eles no Festival de Cannes e Festival de Miami.

+++LEIA MAIS: Os estereótipos nos filmes de Hollywood e por que eles distorcem a visão real do mundo [ANÁLISE]


Django Livre (2012)

A produção de Quentin Tarantino mostra a sociedade sulista escravocrata dos Estados Unidos enquanto propõe uma revanche histórica por meio do ex-escravizado Django. O protagonista tem o objetivo de resgatar a esposa, adquirida como escrava anos antes.


12 anos de Escravidão (2013)

Vencedor da categoria Melhor Filme no Oscar 2015, o drama biográfico conta a história de Solomon Northup, homem negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo em 1841, nos Estados Unidos, Baseado em fatos, o filme acompanha os 12 anos nos quais o violinista foi forçado a trabalhar em plantações da Louisiana até ser liberto após conhecer um empreiteiro canadense.

+++LEIA MAIS: Diretor de 12 anos de Escravidão ouviu que ‘filme com negros não dá dinheiro’


Cafundó (2005)

A produção acompanha João de Camargo, ex-escravizado que se depara com uma sociedade em transformação e entra em um estado alterado. Diante disso, o filme acompanha como o homem, tomado pelo espírito de cura conhecido como "Preto Velho" passa a ajudar as pessoas. 

filme notícia cinema LISTA violência celebração fim dia escravidão negro abolição combate genocídio

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae