O peixe de Led Zeppelin - Galeria - Reprodução/Facebook oficial

Advogado que acusa Led Zeppelin de plágio é chamado de “não profissional” em caso contra Usher

Francis Malofiy entrou com outro processo de cópia indevida contra o cantor de R&B e outros 19 músicos

Rolling Stone EUA Publicado em 26/05/2014, às 11h09 - Atualizado às 11h38

Um juiz federal da Pensilvânia, nos Estados Unidos, ordenou sansões contra o advogado que se prepara para processar o Led Zeppelin por plágio na música “Stairway to Heaven”, por considerar que este agiu “de forma não profissional e ofensiva” em outro caso. De acordo com o site da revista The Hollywood Reporter, Francis Malofiy entrou com uma ação de plágio contra Usher e outros 19 músicos.

Quatro décadas depois, Led Zeppelin será processado por plágio em “Stairway to Heaven”.

Malofiy representou o compositor Dan Marino, cujo processo afirma ser o criador da melodia base da música “Bad Girl”, de Usher, assim como da progressão dos acordes usada nela, enquanto trabalhava com os também compositores William Guice e Dante Barton.

De acordo com o juiz Paul Diamond, Malofiy teria feito Guice acreditar que ele era a única testemunha do caso e o coagiu a assinar documentos sem a presença do próprio advogado. “As negociações de Malofiy com Guice são o paradigma de má fé e má-conduta intencional”, escreveu o juiz. “Os réus estão mostrando claramente que o advogado Francis Malofiy agiu de forma vergonhosa.”

O juiz ainda afirmou que Malofiy teria feito comentários “sexistas e abusivos” durante o caso, inclusive dizendo a outro advogado para “não ser uma menininha”. O Malofiy também teria declarado que “Usher tem US$ 130 milhões e vou tirar cada centavo dele”.

Robert Plant descarta a ideia de uma turnê do Led Zeppelin: “Eu não sou uma jukebox”.

Em um comunicado enviado à imprensa, Malofiy se opôs ao que foi dito pelo juiz e diz ter sido “honesto com o senhor Guice.”

Malofiy ficou mundialmente conhecido ao afirmar que o Led Zeppelin roubou a introdução da faixa “Stairway to Heaven”, de 1971, da música “Taurus”, da banda Spirit, lançada três anos antes. O advogado afirma que irá entrar com o processo para impedir que o disco Led Zeppelin IV seja relançado.

música banda Álbuns grupo Led Zeppelin Discos Usher Robert Plant Jimmy Page John Paul Jones advogado plágio três Francis Malofiy relançamento remasterizado

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein