- Capa do disco Chega de Saudade, de João Gilberto (Foto: Reprodução)

Além de Chega de Saudade: 8 músicas para entender João Gilberto

O músico apresentou o estilo para o mundo e moldou toda a música brasileira que veio depois - e morreu aos 88 anos, deixando só a saudade

Redação Publicado em 06/07/2019, às 18h14

João Gilberto, o rei da Bossa Nova, morreu neste sábado, 6, aos 88 anos de idade. Durante mais de metade da sua vida, o músico contribui para o legado do estilo - e não à toa foi considerado pela Rolling Stone Brasil o segundo maior músico brasileiro de todos os tempos (Tom jobim, nome por trás de várias canções de João, encabeça a lista)

Foi em 1959 que João Gilberto e Chega de Saudade, seu disco de estreia, deram o primeiro passo para apresentar a Bossa Nova para o mundo. A canção principal do álbum recebeu o mesmo título. Composta por Tom jobim e Vinicius de Moraes e na voz de João, ganhou o Brasil, e pouco depois o mundo. 

+++ LEIA MAIS: Revolucionário, João Gilberto transformou o DNA musical brasileiro 

Foi a primeira de muitas a validar o talento e importância de João na Bossa Nova. Seus discos seguintes, O Amor, O Sorriso e A Flor (1960) e João Gilberto (1961) podem ser considerados como diretrizes modeladoras da Bossa Nova e consequentemente de boa parte da música brasileira. 

+++ LEIA MAIS: Interdição, briga dos filhos e reclusão: os últimos anos de João Gilberto

Montamos uma lista de oito canções para entender João Gilberto, organizadas em ordem cronológia de lançamento. Ouça:

"Desafinado" (1959):


A canção tem composição de Tom jobim e Newton Mendonça. Lançada no primeiro disco de João, Chega de Saudade, no ano seguinte. É uma afronta à crítica - que considerava a Bossa Nova música para cantores ruins e desafinados. Por isso, é apresentada com melodia estranha, desafinada de propósito, e uma composição bem diferente de todas as conhecidas. Foi regravada em 1962 por  Stan Getz e Charlie Byrd para o disco Jazz Samba - e mostrou ao mundo para o que a Bossa Nova veio.

"Chega de Saudade" (1959): 

 


Composta pelos grandes Tom jobim e Vinicius de Moraes, foi primeiro apresentada à Elizeth Cardoso, e posteriormente ficou conhecida pela versão de João Gilberto. Lançada no primeiro disco homônimo, logo conssagrou o cantor na Bossa Nova. 

"Bim Bom" (1959):


Bim, bom. É só isso meu bailão. Canção escrita por João, simples, mas cativante. A música chamou atenção das pessoas ao mostrar uma ótima batida da Bossa Nova. Essas e outras de Chega de Saudade deixaram João mostrar o novo ritmo para o Rio de Janeiro - o passo 1 para a posterior fama. 

"Samba De Uma Nota Só" (1960):


A canção, também composta por jobim, veio no disco O Amor, O Sorriso e A Flor. Também apareceu no Jazz Samba, e o EP ganhou um Grammy. E então, a versão em inglês da música - "One Note Samba" - chegou a ser a música mais ouvida dos Estados Unidos, pela Billboard.

"Coisa Mais Linda" (1961):


A música é outra daquelas que resume toda a Bossa Nova e toda a música brasileira que veio depois. Seu violão suave com os vocais calmos, e já foi até título de filme. A composição é de Vinicius de Moraes. 

"Saudade da Bahia" (1961):


João Gilberto nasceu em Juazeiro, na Bahia. Solo abençoado e musical: de lá também veio Ivete Sangalo, Luiz Galvão e Edy Star. E uma coisa que todo mundo que sai da Bahia tem é a saudade, como já cantava a Bossa de João

"Águas de Março" (1973):


A canção foi gravada originalmente por Jobim, seu compositor, e João Bosco, em 1972. No ano seguinte, foi lançada no disco João Gilberto . A versão mais famosa dessa canção, na voz de Elis Regina, só veio no ano seguinte. Na lista de Melhores Músicas Brasileiras, a composição ocupa o segundo lugar. 

"Wave" (1977):


A música de Jobim é uma das que representa o Brasil na obra-prima Amoroso, disco de João Gilberto. O álbum orquestral tem oito faixas, entre elas "Estate", italiana, "S Wonderful", dos EUA, "Besame Mucho", bolero mexicano. Mas "Wave" (ou "Vou te Contar") foi uma das mais relevantes da coletânea - com regravações atemporais.

música morreu notícias amoroso vinicius de moraes Bossa Nova principais musicas Coisa Mais Linda desafinado saudade da bahia o amor o sorriso e a flor aguas de marco tom jobin chega de saudade wave joao gilberto samba de uma nota so bim bom

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'