- Cedella Marley em exposição sobre Bob Marley (Joe Maher/Getty Images)
Copa

Como filha de Bob Marley ajudou seleção feminina da Jamaica a chegar na Copa

Jamaica segue para as oitavas de final após eliminar o Brasil

Redação Publicado em 02/08/2023, às 13h16

O Brasil perdeu nesta quarta-feira, 2, jogo contra a Jamaica na Copa do Mundo Feminina. A conquista do time, que agora segue para as oitavas de final, contou com a ajuda de Cedella Marley, artista e filha do cantor de reggae jamaicano Bob Marley.

A história começou em 2008, quando a Federação Jamaicana de Futebol decidiu dar fim ao time. Somente em 2014, quando ele foi reiniciado, Skip Marley, filho de Cedella, levou da escola para casa um panfleto sobre o assunto. O informativo solicitava ajuda em dinheiro para impedir que o time parasse suas atividades novamente. "Apoie as Reggae Girlz," dizia. 

 

+++LEIA MAIS: Rohan Marley busca continuar legado do pai, Bob Marley, com irmãos: 'Queremos essa responsabilidade'

Cedella e seus irmãos Damian e Stephen Marley gravaram a música "Strike Hard" para arrecadar fundos que seriam revertidos em investimento nas jogadoras. Somando em um ano US$ 300 mil com o auxílio de uma vaquinha online, a artista se tornou embaixadora da seleção feminina com a Bob Marley Foundation, ONG criada em 1986 por Rita Marley.

Inspirada pelo pai, que dizia que "futebol é liberdade", Cedella Marley fundou a Footbal Is Freedom, para ajudar também o futebol feminino no Caribe, na América Latina e em algumas comunidades dos Estados Unidos. Em entrevista ao Globo Esporte, ela afirmou:

Através do futebol, elas são livres para ter educação, uma chance de melhorar suas vidas, mas também de famílias e comunidades. O futebol significa liberdade de ideias e dos costumes ultrapassados que querem impedi-las de viverem seus sonhos.

Ainda que a seleção jamaicana tenha Cedella como principal patrocinadora, as jogadoras sofrem com a falta de apoio da Federação, refletida no atraso de salários e na ausência de auxílio para deslocamento, por exemplo.

Bob Marley jogando futebol (Reprodução/Santos FC)
brasil futebol seleção bob marley santos jamaica copa Cedella Marley

Leia também

Suposto agressor de Steve Buscemi é detido em Nova York


Mariah Carey fará show em São Paulo, segundo jornalista


Mulher que acusou Tommy Lee de agressão sexual pede arquivamento do processo


Guns N' Roses 'estão tentando' fazer um novo álbum, diz Slash


Dabney Coleman, ator de Como Eliminar Seu Chefe, morre aos 92 anos


Chris Pratt lamenta morte do dublê dele: 'Galã absoluto'