O músico Dave Grohl - Richard Shotwell/AP

Dave Grohl explica referências e conta histórias por trás de “I Am a River”

Faixa de encerramento de Sonic Highways trata de rio nova-iorquino

Rolling Stone EUA Publicado em 30/12/2014, às 13h13 - Atualizado às 14h34

O disco Sonic Highways, do Foo Fighters, está cheio de referencias às cenas musicais de cada uma das oito cidades nas quais a banda compôs e gravou o oitavo álbum da carreira. Muitas delas foram detalhadas na série homônima da HBO, mas Dave Grohl deu uma visão mais profunda da faixa de encerramento “I Am a River” para a websérie “How I Wrote That Song”, do programa The Tonight Show.

No vídeo – assista abaixo –, o frontman explica como, em cada cidade, ele passou os primeiros dias tocando no estúdio com a banda e gravando entrevistas com personalidades locais à noite. Por volta do quinto dia, Grohl recolhia as transcrições das entrevistas e selecionava palavras ou frases chave, escrevendo-as no caderno dele ao lado do esboço da canção.

“Eu meio que cortava, colava e ia encaixando”, disse. “Então, no dia seguinte eu cantava os novos versos, e aquilo deveria representar a semana inteira que estivemos lá, contando as histórias das pessoas que conversaram comigo.”

Escrita em Nova York, “I Am a River” possui intricadas referências à vibrante história musical da cidade, bem como à própria cidade. Por exemplo, o primeiro verso – “I found a secret behind a Soho door” – é uma citação implícita à entrada do famoso estúdio Magic Shop, e o rio do título se refere ao Minetta Creek, que, na verdade, corre por baixo de Nova York.

Galeria: veja oito bateristas que se cansaram de ficar escondidos no palco e se tornaram guitarristas.

“Essa música é majoritariamente sobre isso, esse rio que passa por baixo da cidade”, explica Grohl. “Achei que era uma bonita a ideia de que há algo natural e pré-histórico correndo embaixo de algo tão monolítico e futurista quanto a cidade de Nova York. E talvez estejamos todos conectados por algo como isso.”

Lembre como foi o show do Foo Fighters no Lollapalooza brasil de 2012..

Ghrol e companhia tocaram “I Am a River” durante a passagem deles pelo Tonight Show, com ajuda de uma orquestra, levando a canção para um encerramento bombástico – assista aqui.

Abaixo, veja a entrevista em que o vocalista e guitarrista explica as referências de “I Am a River”.

música ingressos Foo Fighters explica dave grohl Orquestra The Tonight Show letra referências rio ny tony visconti show no brasil sonic highways soho door minetta creek how i wrote that song última faixa i am a river magic shop estúdio

Leia também

Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae


Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox