- David Lynch (Foto: Ernesto S. Ruscio/Getty Images)
EITA!

Duna: Por que David Lynch não gosta da adaptação que dirigiu em 1984?

A versão feita pelo cineasta em meados da década de 1980 foi um fracasso de bilheteria e deixou os fãs da obra de Frank Herbert desapontados

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 03/03/2024, às 13h24

O universo de Duna está mais em alta do que nunca. A segunda parte da adaptação de Denis Villeneuve chegou aos cinemas brasileiros há pouco tempo e tem recebido diversos elogios. Para David Lynch, no entanto, esse mundo pode trazer lembranças negativas.

O cineasta norte-americano dirigiu uma adaptação do universo literário criado por Frank Herbert em 1984. O filme acabou sendo um fracasso de bilheteria e não foi bem aceito pelos fãs da saga. O próprio Lynch também não é muito fã do resultado que obteve no projeto do longa-metragem. Ele foi chamado para o filme após o sucesso de O Homem Elefante (1980), que chegou a ser indicado ao Oscar

+++LEIA MAIS: Timothée Chalamet repensa sobre conselho recebido de Leonardo DiCaprio

O diretor chegou a declarar que apesar de “não ser louco” por épicos populares de ficção científica como a franquia Star Wars que era popular na época, ele sentiu que “Duna era diferente” porque “tinha caracterizações e profundidade críveis”. “De muitas maneiras, Herbert criou uma aventura interna, com muitas texturas emocionais e físicas.”

As coisas começaram a ficar complicadas para o diretor quando ele apresentou um corte de três horas para a Universal Pictures e o estúdio usou o filme dele para desenvolver um corte mais simplificado que removesse alguns dos elementos mais estranhos. “Sabia quando eu estava assinando o contrato que estava assinando a versão final e a partir daquele momento senti que, olhando para trás, comecei a me vender.”

+++LEIA MAIS: Sting ainda tem sunga que usou nas filmagens de Duna (1984)

Duna Denis Villeneuve Frank Herbert david lynch universal pictures

Leia também

Sarah Wayne Callies, de Prison Break, conta que colega de elenco cuspiu nela: 'Misoginia desenfreada'


ChatGPT vai parar de usar voz de IA parecida com Scarlett Johansson


Jeff Daniels relembra medo de perder a carreira após cena de Debi & Loide


Marido de Cassie comenta filmagem de ataque de Diddy: 'Homens que machucam mulheres, odeiam mulheres'


Bebê Rena: Fiona Harvey quer processo 'contra todos que mentiram sobre mim'


Riley Keough, neta de Elvis Presley, é contra venda de Graceland: 'Fraude'