Eddie Vedder e Chris Cornell - Divulgação

Flashback: A última vez em que Chris Cornell e Eddie Vedder cantaram “Hunger Strike” juntos

Evento beneficente realizado em 2014 marcou a última performance conjunta dos vocalistas do Soundgarden e do Pearl Jam

Rolling Stone EUA Publicado em 03/06/2017, às 10h57

Quando o Soundgarden e o Pearl Jam apareceram no line-up do show beneficente da Bridge School, em 2014, isso significou que não apenas o baterista Matt Cameron teria trabalho em dobro, mas também que uma reunião do Temple of the Dog seria praticamente inevitável. Era algo que não acontecia desde a celebração dos 20 anos do Pearl Jam, em setembro de 2011, quando Chris Cornell participou de quatro canções do Temple of the Dog, e não havia como deixá-lo nos bastidores e ignorar a oportunidade de fazer algo do tipo novamente.

O grande momento aconteceu ao fim do set acústico do Pearl Jam nas duas noites do show beneficente da Bridge School de 2014. “Há outros cantores aí?”, Vedder perguntou à multidão na segunda noite. “Há vários tipos de cantores. Que tal algum no estilo de Chris Cornell? Este aqui é o melhor cantor no estilo de Chris Cornell que você vai ouvir.” Sentados em dois banquinhos e rindo como os velhos amigos que eram, eles então fizeram um dueto da primeira música que cantaram juntos, isso logo depois de se conhecerem, em 1990.

LEIA TAMBÉM

Chris Cornell: 15 músicas essenciais

Viúva de Chris Cornell, Vicky escreve carta ao cantor: “Sei que aquele não era você”

Última música cantada por Chris Cornell teve citação a “In My Time of Dying”, do Led Zeppelin

Eddie Vedder era o cara novo e tímido na cidade naquele encontro fatídico. O Temple of the Dog ensaiava o novo disco e Cornell debatia sobre como finalizar a nova música dele, “Hunger Strike”, que tinha apenas um verso. “Eu estava cantando o refrão no espaço em que ensaiávamos e Eddie meio que chegou ao microfone timidamente e começou a cantar a grave ‘going hungry’ e eu comecei a cantar a aguda”, Cornell disse à Rolling Stone EUA no ano passado. “Quando eu o ouvi cantar, a coisa toda se juntou no meu cérebro. Eu pensei ‘Uau, a voz dele é tão boa nesse registro grave. Ele deveria cantar na música. Eu canto o primeiro verso e aí ele entra. Apesar de ser a mesma letra, é um vocalista diferente e soaria como dois versos.”

O resultado é uma das músicas mais memoráveis da era grunge, e o primeiro sinal que as pessoas receberam de que Eddie Vedder era um incrível novo talento. O Temple of the Dog não teve a oportunidade de entrar em turnê, devido à agenda cheia que vinha com os projetos do Pearl Jam e Soundgarden, mas ao longo dos anos Chris Cornell de juntou ao Pearl Jam algumas vezes para cantar “Hunger Strike”. Uma vez que Matt Cameron, do Soundgarden, se tornou o baterista do Pearl Jam em 1998, cada ocasião dessas acabou em uma completa reunião do Temple of the Dog.

A banda se reuniu para a primeira turnê no ano passado, mas Eddie Vedder não chegou a fazer uma aparição nas poucas datas, mesmo quando a turnê foi finalizada com dois shows em Seattle, Estados Unidos. É provável que ele tenha preferido manter a atenção em Cornell e nas músicas que ele havia escrito para o Temple of the Dog, sabendo que sua aparição seria o assunto principal das discussões nos dias seguintes. Mas isso significa que este vídeo de Vedder e Cornell no show beneficente da Bridge School em 2014 foi a última vez em que as vozes deles se misturaram. Assista abaixo.

música pearl jam morte rage against the machine tom morello Nirvana alice in chains eddie vedder anos 80 soundgarden Chris cornell audioslave grunge Anos 90 temple of the dog Brad Wilk Tim Commerford you know my name 007 casino royale

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein