Funky Funky Boom Boom - Divulgação

"A ideia desta 'liberação' é também chamar atenção para as novas modalidades de consumo de música", diz Rogério Flausino, do Jota Quest

A banda lançou o disco Funky Funky Boom Boom primeiramente no Deezer e nesta terça, 5, o álbum estreou no iTunes

Stella Rodrigues Publicado em 05/11/2013, às 18h59 - Atualizado às 19h43

Chegou ao iTunes nesta terça, 5, Funky Funky Boom Boom, o novo álbum do Jota Quest. O sétimo trabalho de estúdio da banda mineira foi gravado entre março e agosto de 2013, no estúdio Minério de Ferro, em Belo Horizonte, e é o sucessor de La Plata (2008).

O disco, com produção do norte-americano Jerry Barnes, tem diversas participações especiais e foi lançado inicialmente no serviço de streaming Deezer. Leia abaixo a entrevista do vocalista Rogério Flausino a respeito da chegada do disco ao mercado.

Jota Quest grava o clipe de "Tudo Está Parado" em São Paulo

O que acharam da experiência de lançar o disco antes no Deezer? Ficaram acompanhando a repercussão?

Achamos a ação muito interessante! Estamos acompanhando bem de perto sim, pois estamos numa fissura louca de saber o que a galera está achando das novas músicas, e os resultados estão sendo surpreendentes. No primeiro, o álbum estava em 94º no ranking, ainda em espera. Agora, o FFBB é o 7º mais escutado e o Jota é o artista pop nacional nº 1 na Deezer. Isso é muito legal! Do primeiro dia da ação para cá, vimos nossos streamings gerais quadruplicarem! Além disso, tanto no Twitter quanto no Facebook os comentários e os compartilhamentos não param de rolar. É fato que ainda não sabemos como esta ação vai influir nas vendas físicas e digitais do álbum, mas assim como fizemos há cinco anos, quando disponibilizamos o álbum La Plata para audição, no antigo MySpace, por 4 semanas - e ainda assim acabamos por vender mais de 60 mil cópias físicas subsequentes - a ideia desta "liberação" é também chamar atenção para as novas modalidades de consumo de música. Novos formatos geram novas experiências, e provavelmente, novos fãs. FFBB é um álbum "novo" e acho importante que ele esteja disponível em novos ambientes.

Galeria: Jota Quest toca no Brazilian Day em Lisboa e passeia pela cidade; veja fotos..

Poderia comentar um pouco as muitas participações? Mauro Refosco, Nile Rodgers, produção de Jerry Barnes, Pretinho da Serrinha, Adriano Cintra...

Seguindo a ordem de sua lista: Mauro Refosco conhecemos através de amigos em comum, que tocam com ele. Mauro trouxe uma percussão esperta e moderna pras cinco músicas em que tocou; o Nile Rodgers emprestou o suingue de sua guitarra inconfundível em duas faixas, entre elas "Mandou Bem", que já está há seis semanas no top 10, no Brasil. A assinatura de um cara como este é um presente divino, uma honraria de estado, para uma banda que começou a tocar funk, soul e disco há quase vinte anos. Estamos pirados de alegria! Sobre o produtor Jerry Barnes, a lista de importância é ainda maior. O cara é "da pesada" em todos os sentidos! Botou a gente para tocar junto de novo, ajudou arranjar e groovear as batidas, acompanhou e definiu os engenheiros para as mixagens, todas feitas na gringa, cantou e tocou. Mas, principalmente, levantou nossa moral diante de nossa obra e do repertório que tínhamos para o álbum. Jerry foi sábio, além de ser um cara extremamente profissional e de uma energia muito boa. O Pretinho da Serrinha colaborou demais em 3 faixas: produziu "JQ Convidou" e "É de Coração", e foi coletrista na divertida "Ela É do Rio". Por fim, trabalhar com o Adriano Cintra foi bem legal também! Ele trabalhou em duas faixas do CD: a de abertura, "Entre Sem Bater", e a nossa "Toxina Voyer". O mais bacana é que conseguimos fazer juntos algo moderno e totalmente integrado à onda do disco.

Dá para dizer que é um disco de voltar às raízes?

É sempre complicado a gente ficar tentando direcionar o entendimento de um trampo artístico. Afinal, cada um ouve, sente e interpreta um som de formas diferentes. O que dá pra dizer com certeza é que, desta vez, estávamos todos olhando para o mesmo lado, como no início da carreira. E este "mesmo lado" está muito ligado com o "groove". O álbum é dançante do início ao fim. Até as canções mais lentas têm o "groove" como fio condutor. Outra ponto muito semelhante ao início é o espírito leve e a despretensão que permeiam as faixas - sentimentos que nos acompanharam durante toda a gravação. Estávamos muito felizes fazendo o disco e agora estamos muito felizes com o resultado, pois conseguimos nos ver nele.

Capa de disco do Jota Quest é estampada por pop art do norte-americano Mel Ramos

O baterista Paulinho Fonseca comentou na entrevista pra RS (da revista) que há muitos potenciais singles. Já definiram o próximo?

Realmente, temos muitos singles em potencial neste CD. Temos várias opções de caminhos a seguir. Podemos dar continuidade a esta onda mais "disco" com faixas como "Ela é do Rio", "Entre Sem Bater" ou "Imperfeito"; ou pegar um caminho mais “brasuca” com "JQ Convidou" e "É de Coração". Ou uma onda mais pop-dançante com "Waiting For You", "Um Tempo de Paz", "Reggae Town" ou "Pretty Baby"... Acho que agora é deixar o som rolar e ver o que a galera vai eleger.

Quando começa a turnê do disco? Ele tem muitas participações internacionais – vão levar o show pra fora?

A turnê FFBB só começará mesmo em 2014. Até lá estamos promovendo o que estamos chamando de Ensaio Aberto, que serão uns shows especiais, de aquecimento mesmo, em lugares menores, para irmos pegando o jeito das músicas e ao mesmo tempo celebrando a chegada do álbum com a galera. As datas já definidas são: 8/11 em Curitiba (Teatro Positivo); 20 e 21/11 em Porto Alegre (Bar Opinião) e 28/11 no Rio de Janeiro (Circo Voador). É provável que façamos ainda em BH, SP e Floripa, mas as datas ainda não foram marcadas. Quanto ao lance de levar a turnê pra fora... Aí já são outros 500 [risos].

Jota Quest revive influências da black music em novo disco

disco musica Nile Rodgers jota quest turne deezer groove rogerio flausino jerry barnes funky funky boom boom la plata adriano cintra pretinho da serrinha mauro refosco ffbb

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein