Jack White - David James Swanson/Reprodução/Site oficial

Lazaretto, de Jack White, é o vinil mais vendido em 20 anos

Disco foi o primeiro a alcançar a marca de 60 mil cópias vendidas desde 1994

Redação Publicado em 04/08/2014, às 15h43 - Atualizado às 15h56

A versão em vinil do segundo álbum de Jack White em carreira solo, Lazaretto, alcançou a marca de 60 mil cópias vendidas. Desta forma, o disco tornou-se o mais vendido em vinil em 20 anos. De acordo com a NME, tal fato não acontecia desde que o Pearl Jam lançou Vitalogy em 1994.

Dez grandes influências de Jack White.

Lançado no formato “Ultra LP” – entenda melhor aqui –, Lazaretto vendeu, só na semana de lançamento, 40 mil cópias, tornando-se o vinil com vendas mais rápidas desde que a empresa Soundscan passou a fazer esse registro, em 1991. Este ano, Jack White também quebrou o recorde mundial de lançamento mais rápido de single: “Lazaretto” foi gravado, prensado, montado e disponibilizado ao público em 3 horas, 55 minutos e 21 segundos.

Edição 94 (nas bancas) – Animais empalhados, equipamentos vintage, solos de guitarra e outras obsessões: por dentro do que faz de Jack White um dos artistas mais interessantes do rock contemporâneo.

Após Lazaretto, o vinil mais vendido do ano é AM, do Arctic Monkeys, com 29 mil cópias. Em 2013, o LP que ocupou o primeiro lugar da lista foi Random Access Memories, do Daft Punk, com cerca de 49 mil cópias vendidas.

música Vinil pearl jam jack white arctic monkeys jack MAIS VENDIDO White Stripes white raconteurs Record Store Day Third Man Records Lazaretto AM dead weather blunderbuss random acces memories 60 mil ultra lp dat punk 29 mil 49 mil

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos