Nadezhda Tolokonnikova (Pussy Riot) - AP

Integrante do Pussy Riot afirma que o grupo ainda quer derrubar Vladmir Putin

Maria Alyokhina e Nadezhda Tolokonnikova participaram de uma coletiva em Moscou na última sexta-feira, 27

Redação Publicado em 29/12/2013, às 18h51 - Atualizado às 18h58

Maria Alyokhina e Nadezhda Tolokonnikova, duas das três integrantes do grupo Pussy Riot, ainda querem derrubar o presidente da Rússia, Vladmir Putin. Ambas foram condenadas à prisão em agosto de 2012 e libertadas na segunda-feira, 23, em decorrência da nova lei de anistia russa, aprovada por 446 de 450 deputados nas últimas semanas.

Galeria: relembre bandas e atores que, ao defender causas, arrumaram problemas com autoridades.

As artistas foram detidas junto a Yekaterina Samutsevich depois de as três terem sido acusadas de vandalismo e incitação ao ódio religioso por terem realizado, em fevereiro de 2012, uma “oração punk” na catedral de Moscou contra o governo repressor do presidente Putin. Yekaterina foi libertada poucos meses depois, já que foi declarado que ela havia sido interceptada por guardas da catedral, o que a impediu de participar efetivamente do ato. Nadezhda, que estava em uma casa de detenção na Sibéria, foi solta poucas horas depois de Maria.

Entrevista: "Eu não sou culpada, não preciso da anistia", diz integrante do grupo Pussy Riot.

Maria e Nadezhda participaram de uma coletiva de duas horas e meia em Moscou na manhã da última sexta-feira, 27, na qual afirmaram que a soltura não influenciou nos planos do grupo, que pretende continuar lutando contra o governo abusivo estabelecido pelo presidente russo. “Em relação a Vladmir Putin, ainda nos sentimos da mesma maneira”, afirmou Nadezhda. “Ainda queremos fazer o que dissemos na nossa última performance, pela qual passamos dois anos na prisão: mandá-lo embora”. Contudo, Maria e Nadezhda não disseram como pretendem tirar Putin do poder.

Em uma recente conversa com a Rolling Stone EUA, Maria Alyokhina disse não saber exatamente qual o futuro da Pussy Riot, mas que elas pretendem, juntas, formar uma organização de defesa dos direitos humanos. “Vamos usar a transparência de recursos da mídia para revelar problemas, com foco nas prisões, mas talvez também de maneira mais geral.”

música rússia Vladimir Putin pussy riot Maria Alyokhina direitos humanos

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos