Paul McCartney como Uncle Jack, personagem de <i>Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar</i> (2017) - Reprodução

Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar revive velhas fórmulas, mas tem boas sacadas

Quinto filme da franquia tem participação de Paul McCartney

Paulo Cavalcanti Publicado em 24/05/2017, às 15h50 - Atualizado em 25/05/2017, às 18h16

Um pouco antes de Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra estrear, em 2003, os críticos previam que seria um desastre de proporções épicas – afinal, o que esperar de um filme baseado em uma atração dos parques da Disney? Mas graças ao boca a boca, o filme dirigido por Gore Verbinski rendeu milhões e salvou a carreira de Johnny Depp, que há um bom tempo foi considerado veneno de bilheteria. Sem que ninguém esperasse, Piratas virou uma franquia de sucesso. O filme era mesmo divertido, excitante, com muita ação, humor e com Deep roubando a cena como o capitão Jack Sparrow, o afetado e atrapalhado pirata que é uma mistura de Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, com o personagem Pepe Le Gambá.

A saga do Capitão Jack Sparrow chega ao quinto capítulo com Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar, dirigido a quatro mãos por Joachim Rønning e Espen Sandberg. A essa altura, a cinessérie já virou fórmula e não tem muitas novidades a oferecer, e de início ele até aparenta ser um remake do primeiro filme – temos um pirata aparvalhado e um casal de protagonistas que começam se detestando, mas junto. Mas o longa tem boas sacadas.

LEIA TAMBÉM

[Perfil] Kaya Scodelario: Barco Ancorado

“Meus personagens são todos gays”, disse Johnny Depp

De Sparrow a Mãos de Tesoura: os melhores e piores papéis de Johnny Depp

Sparrow está em total decadência. Sem um centavo no bolso, ele vive embriagado de rum e nenhum dos golpes que planeja dá certo. Está prestes a perder a tripulação e a embarcação dele é um monte de madeira podre que mal pode ser chamada de navio. A humilhação é tamanha que, na lista de corsários procurados pela marinha inglesa, ele está valendo apenas uma libra.

No meio disso, aparecem na vida do pirata duas figuras: Henry Turner (Brenton Thwaites), filho de Will Turner (Orlando Bloom), o rapaz que foi ajudado por Sparrow no primeiro filme, e Carina Smyth (Kaya Scodelario), uma astrônoma e cientista britânica. Usando o conhecimento que adquiriu, Carina pretende descobrir o paradeiro do Tridente do Poseidon, que guardaria os segredos do mundo do mar – com isto ela poderia descobrir suas verdadeiras raízes, já que é órfã. O problema é que Sparrow está sendo caçado pelo arrogante Salazar (Javier Bardem), um capitão espanhol que odiava piratas, e também ressurge na vida dele o Capitão Barbossa (Geoffrey Rush), com quem Sparrow vive uma relação dúbia de amizade e traição. Sparrow se envolve com toda essa gente e enxerga a oportunidade de voltar aos tempos de glória, quando singrava pelo Caribe no comando do Pérola Negra. O enredo é o de sempre, recheado de alusões a rotas marítimas, tesouros perdidos, maldições a serem quebradas e lendas vindas do fundo do mar.

Como nos outros filmes, o quinto Piratas depende muito de cenas de ação, dos efeitos especiais (que são bem convincentes) e do bom uso do tema principal criado por Hans Zimmer. Mas o que dá graça à cinessérie é a junção de surreal e do bizarro, especialmente quando Jack Sparrow está no centro da confusão. Mesmo em situações em que está à beira da morte ele sempre tem alguma piada na ponta da língua. O fato é que Depp parece estar sempre se divertindo, e assim todos também entram na farra.

O filme tem coisas que valem a pena, como uma ponta de Paul McCartney – ele vive o pirata Uncle Jack, um parente distante de Sparrow. McCartney até toca brevemente "Maggie May", canção tradicional que os Beatles gravaram em Let it Be. A cena é curta, mas fica na memória. Fora isso, o filme tem a habitual cota de trocadilhos infames, muito pastelão e sequências que parecem imaginadas para um desenho animado. Para quem acompanha a saga, um momento divertido é ver Jack Sparrow virando Capitão de uma embarcação pirata: por meio de computação gráfica, vemos Johnny Depp 30 anos mais jovem, prestes a sair atrás de tesouros. Bardem é um excelente vilão e Rush mostra a categoria de sempre. Mesmo sem grandes novidades, dá para navegar sem problemas nas águas de Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar.

cinema Paul McCartney Beatles Johnny Depp Disney piratas do caribe Let It Be jack sparrow orlando bloom kaya scodelario A Maldição do Pérola Negra A Vingança de Salazar gore verbinski brenton thwaites geoffrey rush uncle jack maggie may

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais