Tom Hanks - Reprodução

Walt nos Bastidores de Mary Poppins retrata o turbulento processo de adaptação do livro infantil para o cinema

Com ótimas atuações de Tom Hanks e Emma Thompson, trata-se de um bom filme para todos e algo imperdível para quem é fã da personagem

Paulo Cavalcanti Publicado em 07/03/2014, às 12h43 - Atualizado às 13h23

Pamela “P.L.” Travers, autora do livro Mary Poppins, não era a pessoa mais fácil do mundo. Por mais de 20 anos, Walt Disney tentou comprar os direitos da obra para transformá-la em um filme. Na primeira metade da década de 60, P.L .Travers, que estava sofrendo de bloqueio criativo e não conseguia escrever mais nada, via sua conta bancária minguar e finalmente aceitou a proposta do magnata de Hollywood. Ela impôs tantas condições que qualquer um desistiria na hora. Mas Walt Disney, usando todo seu charme e perspicácia, fez de tudo para que Travers cedesse.

Oscar 2014: saiba quem levou a estatueta para casa.

Essa é a premissa de Walt nos Bastidores de Mary Poppins, que estreia nesta sexta, 7. Emma Thompson vive Pamela Travers, uma mulher de meia idade que oscila entre a arrogância e fragilidade. Ela sai de uma Londres provinciana e chega à moderna Los Angeles, mas não se impressiona com a mordomia com que é tratada e com as novidades dos Estados Unidos. Mesmo a contragosto, ela decide arriscar e segue com as negociações com o ardiloso Walt Disney (Tom Hanks). A escritora se encontra com Disney. O cineasta diz a ela que dar vida a Mary Poppins é uma promessa que ele fez as filhas e que não vai desistir tão fácil. No processo criativo da adaptação, a autora ainda se depara com os irmãos Richard e Robert Sherman (Jason Schwartzman e B.J. Novak, respectivamente), compositores das canções do filme, e com Don DaGradi (Bradley Whitford), o roteirista do longa.

Oscar 2014: 12 Anos de Escravidão vence o prêmio de Melhor Filme.

Em meio às desventuras de Travers em Hollywood, sempre tratadas de forma cômica, o filme recorre a uma série de flashbacks. Eles mostram Travers ainda criança (vivida por Annie Rose Buckley) morando no interior da Austrália. É revelado que o nome verdadeiro dela é Helen Lyndon, mas ela é chamada de Ginty. A garota, cheia de imaginação e vivacidade, é muito apegada ao pai alcoólatra e tuberculoso, chamado Goff Travers (Colin Farrell). São as amargas experiências na Austrália que motivam a criação do personagem Mary Poppins e formam o caráter austero e reservado da futura P.L. Travers.

Mesmo com os inúmeros contratempos, Mary Poppins virou filme e foi o campeão de bilheteria em 1964. Travers odiou o resultado final, embora isto não seja dito no filme, que preferiu um “final feliz”, mostrando a autora emocionada com a produção. Naturalmente, Walt nos Bastidores de Mary Poppins, dirigido por John Lee Hancock, é imperdível para quem é fã de Mary Poppins, mas não é um produto hermético e pode ser assistido pelo público em geral sem grandes problemas. Tom Hanks é maior do que a vida na pele de Walt Disney e Emma Thompson acerta o tom como a difícil P.L. Travers.

cinema Disney Tom Hanks colin farrell emma thompson Mary Poppins bj novak walt disney Jason Schwartzman bradley whitford john lee hancock pl travers walt nos bastidores de mary poppins saving mister banks pamela travers ginty

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada