- Júlia Gutierrez e Gentil Nascimento formam o duo Julie & Gent (Foto: Fernando Biagioni)

Julie & Gent se junta à turma de Billy Idol e Angélica com a doce e surpreendente música "Enquanto Você Não Está"; assista

Banda formada por Júlia Gutierrez e Gentil Nascimento lança primeiro single para introduzir à nova fase, com letras em português

Pedro Antunes Publicado em 16/05/2019, às 09h41

O banjo, os gritinhos de "ôôôô", as vozes de Júlia Gutierrez e Gentil Nascimento. Tudo faz parte de um feitiço, como aquele abraço quentinho numa manhã fria debaixo das cobertas, de "Enquanto Você Não Está", a primeira música em português do duo Julie & Gent.

O vídeo, antecipado aqui na Rolling Stone Brasil, nesta quinta-feira, 16, tem a produção executiva, a captação e a edição assinadas por Gentil Nascimento, e direção de arte de Luiza Barcelos. Na tela, a estrela é a atriz Fernanda Bontempo.

Os dois trabalhos anterior do duo, o EP Partners in Crime (2016) e o disco The Convenience of Fate, faziam parte de um primeiro momento do grupo, com composições em inglês. Agora, os dois belo-horizontinos entram numa nova fase.

"Como um todo, o resultado deixou o trabalho do Julie & Gent mais pop e mais democrático e, ainda respeita as nossas origens musicais e principais influências. A nossa impressão é que este trabalho conseguirá ir mais longe e levar uma mensagem a um número maior de pessoas", explicou Gentil.

O desejo por mudança se deu no palco, enquanto lançavam The Convenience of Fate. "O português foi uma forma de sair completamente da zona de conforto e representa exatamente essa aventura pra gente", ele conta.

Mas ele garante: "Mantivemos a pegada folk, inclusive levando para uma onda mais moderna, e acrescentamos o português."

Gravada em maio de 2019, no estúdio Sonastério, em Belo Horizonte, mixada por Arthur Damásio e masterizada por Nando Costa, a canção surpreende, de fato.

Como um bolo com cobertura, "Enquanto Você Não Está", tem, acima, a doçura de ambos, em uma canção construída na base de versos de saudade.

"Não há distância que me afaste de você /
e não há tempo que me faça esperar /
Na sua ausência a ansiedade é o presente mais difícil de aceitar"

A sensação de ausência, a cobertura do bolo metafórico, cresce ao longo da canção, como é possível perceber abaixo:

"Todos os dias me apaixonei por seu sorriso por seu olhar. Mesmo quando não me expliquei / você sabia me consolar. Eu procuro e não vejo, alguém para me confortar /
De olhos fechados você me vem e conta que eu não vou achar"

E aí, por fim, chegamos ao refrão:

"E com pensamentos, fervo meu corpo até me refrescar, fervo meu corpo até me refrescar, fervo meu corpo até me refrescar".

Vocês aí já sacaram o que está se passando em "Enquanto Você Não Está"?

Sim, Julie & Gent tratam, com todo o açúcar e delicadeza possível, da tradicionalmente azeda (e controversa) temática da masturbação. E é lindo. 

"Quando contei para o pessoal do estúdio, já após a gravação, que a música era sobre masturbação, a ração foi engraçada", relembra Gentil, "Trazer este assunto em uma estrutura moderna e pop como fizemos é algo que gera certa surpresa nas pessoas."

"Acredito que uma música deve vir sempre acompanhada alguma mensagem que tire as pessoas da zona de conforto, em qualquer aspecto", argumenta o músico. "Essa música aborda a masturbação como forma de aproximar duas pessoas que se amam ou ainda para reforçar o amor próprio dentro da gente."

O vídeo, que pode ser assistido abaixo, entrega de forma mais clara a temática da canção. "O clipe reforça a ideia da masturbação como aproximação de si mesmo. Achei a ideia do espelho a forma mais metafórica e bonita de se falar de masturbação", avalia Gentil.

Assista ao vídeo de "Enquanto Você Não Está", de Julie & Gent: 


Corajoso, o duo Julie & Gent normatiza o que já deveria deixar de ser tabu em 2019. Também trazem a temática para um ambiente estético bastante adorável e a relacionam com outros sentimentos mais comuns em canções românticas, como a saudade e a solidão.

Com a canção, Julie & Gent também se colocam em um curioso e seleto grupo de artistas que já trataram do tema de forma discreta ou metafórica em suas músicas, de Billy Idol (com o hino oitentista "Dancing with Myself") a Angélica (sim, ela mesma, nos versos da clássica "Vou de Táxi). 

+++ [Session RS] Di Ferrero revela qual música criou ao conhecer a esposa Isabeli Fontana

 

música Billy Idol masturbação angelica julie e gent enquanto você não está julie & gent

Leia também

Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae


Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México