- Marilyn Manson em 2003 (Foto: Jon Kopaloff/Getty Images)

Massacre de Columbine quase destruiu a carreira de Marilyn Manson; entenda

Atentado de 1999 foi relacionado à bandas de metal e 'dark music'

Redação Publicado em 03/02/2021, às 14h05

O Massacre de Columbine, que resultou na morte de 12 alunos e um professor, aconteceu no dia 20 de abril de 1999. Os estudantes responsáveis pelo crime, Eric Harris e Dylan Klebold, foram apontados como fãs de Marilyn Manson - e isso quase destruiu a carreira do artista. A reportagem é do Aventuras na História

+++LEIA MAIS: Marilyn Manson 'começou a me aliciar quando era adolescente e me abusou terrivelmente durante anos', diz Evan Rachel Wood

Os dois jovens estadunidenses invadiram a Columbine High School, uma escola no Colorado, nos Estados Unidos. Com ajuda da internet, a dupla criou 99 explosivos, além de adquirir armas de fogo. 

No ataque, Eric Harris e Dylan Klebold atiraram contra alunos, professores e funcionários da escola - 13 pessoas foram mortas e outras 20 ficaram feridas. Mais tarde no mesmo dia, os garotos cometeram suicídio. 

+++LEIA MAIS: Marilyn Manson é cortado de American Goods e Creepshow

Com a morte dos garotos, a situação ficou muito mais difícil para a investigação. No entanto, as autoridades descobriram, a partir de depoimentos de testemunhas, que Harris e Klebold eram os alunos mais excluídos da Columbine High School, e eram agredidos verbalmente e fisicamente por outros estudantes, principalmente os que compunham o time de futebol americano. 

Devido à repercussão do massacre, o bullying, leis de controles de armas e gangues norte-americanas passaram a ser o foco de discussões. Temas como internet, uso de antidepressivos por adolescentes e outros também começaram a ser debatidos. 

+++LEIA MAIS: Marilyn Manson 'começou a me aliciar quando era adolescente e me abusou terrivelmente durante anos', diz Evan Rachel Wood

As autoridades apontaram músicas góticas, bandas de metal e ‘dark music’ como motivação para o atentado - e isso quase destruiu a carreira de Marilyn Manson. Como lembra o Aventuras na História, tiveram veículos de comunicação que publicaram manchetes sensacionalistas como "Assassinos Eram Adoradores do Maníaco do Rock Manson" e "O Maníaco Adorador do Demônio Disse Para Crianças Matarem".

A partir das notícias, muitas pessoas começaram a pensar que Marilyn Manson era o único responsável pelo atentado na Columbine High School - por anos, o músico foi parcialmente culpado pelo crime. 

+++LEIA MAIS: 5 momentos mais bizarros de Marilyn Manson

Em entrevista ao The Guardian anos depois, o músico falou que, de fato, com as notícias, os discos dele sofreram uma significativa queda de vendas: “A era Columbine destruiu toda a minha carreira na época.”


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

música notícia História política morte Marilyn Manson atentado massacre de columbine Dylan Klebold Eric Harris Columbine High School

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein