A vocalista, baixista e guitarrista Kim Gordon, ex-Sonic Youth, em 2015 - Paul Bruinooge/AP

Para Kim Gordon, Lana Del Rey é popular por fazer música “convencional”

Ex-Sonic Youth falou novamente sobre a cantora pop, explicando as críticas anteriores e comentando a sonoridade dela

Redação Publicado em 21/10/2015, às 18h32 - Atualizado em 22/02/2016, às 13h35

A ex-baixista e vocalista do Sonic Youth, Kim Gordon, voltou a falar da cantora Lana Del Rey à imprensa. Desta vez, ela explicou melhor as declarações antigas de que Lana “não sabe nada de feminismo”, e falou também sobre a música feita pela conterrânea. “É tão convencional”, disse Kim. “Por isso é popular, porque apela para bases genéricas.”

Galeria: 20 bandas que gostaríamos que voltassem.

A “discussão” teve início quando um trecho da recente autobiografia de Kim Gordon – A Garota da Banda (2015) – foi divulgado. No texto, ela criticava algumas declarações de Lana Del Rey, como quando ela disse que não era “interessada em feminismo”. “Minha ideia de uma verdadeira feminista é uma mulher que se sinta livre o bastante para fazer o que quiser”, disse.

A ex-integrante do Sonic Youth escreveu: “Hoje temos pessoas como Lana Del Rey, que nem sabem o que é feminismo, que acreditam que as mulheres podem fazer tudo o que quiserem, o que, em seu mundo, é flertar com a autodestruição, seja dormindo com homens mais velhos nojentos ou sendo estuprada por um grupo de motociclistas.”

Vida Pop – Três biografias femininas prometem fazer tremer as prateleiras.

“Seria bacana receber pagamento e tratamento iguais”, acrescentou Kim, no mesmo trecho da autobiografia divulgado. “Naturalmente é só uma pessoa, se ela realmente acredita que é bonito quando jovens músicos entram em uma espiral de drogas e depressão, por que ela não se liberta dela mesma?”

Agora, em entrevista ao podcast do escritor Bret Easton Ellis, Kim Gordon explicou melhor o que havia dito. “Inicialmente, tinha a ver com ver algo no papel – ops, online, continuo dizendo papel – sobre roqueiros e estrelas do rock gostarem de se matar com drogas, e [a filha de Kurt Cobain] Frances Bean reagiu àquilo, e me senti estranhamente protetora a Frances.”

Thurston Moore reclama do tratamento que a imprensa deu à separação de Kim Gordon e do Sonic Youth: “É humilhante”.

Na ocasião, Frances Bean Cobain, filha de Kurt, falou sobre os polêmicos comentários de Lana Del Rey, que afirmou “querer estar morta”. “Eu nunca conhecerei meu pai porque ele morreu jovem, e isso se torna uma coisa desejável porque pessoas como você acham que é ‘legal’”, disse Frances Bean. “Bem, não é. Abrace a vida, porque você só tem uma.”

“Comecei a pensar sobre, bem, obviamente, Frances”, acrescentou Kim na entrevista recente a Bret Easton Ellis. “Será que Frances realmente pensa que é ela falando? É uma persona. Ela estava dizendo por dizer aquilo. Então, eu basciamente estava tentando mostrar que era uma persona e meio exageradamente disse o que disse, meio que brincando com aquilo.”

“Eu sempre terei aquela experiência de tristeza que uma separação traz”, diz Moore sobre fim do casamento com Kim Gordon.

Ela ainda seguiu: “Talvez eu pudesse ter articulado a coisa toda bem melhor. Na realidade, eu só assisti a um vídeo que mostrava ela saindo por aí com um desses caras, motociclistas, mais velhos. E então pensei que se a música fosse mais interessante, talvez eu gostasse. Mas é tão convencional. E por isso é popular, porque apela para bases genéricas.”

música entrevista Livro biografia podcast Kurt Cobain autobiografia baixista Nirvana kim discussão lana del rey feminismo sonic youth go kim gordon a garota da banda girl in a band frances beand cobain garota na banda bret easton ellis

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'