- Esquete sobre Geração Z no SNL (Foto: Reprodução / YouTube)

SNL é acusado de apropriação cultural após esquete sobre Geração Z

Programa recebeu diversas críticas após se apropriar da linguagem de negros norte-americanos

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/05/2021, às 20h55

Com o bilionário Elon Musk como convidado especial, o episódio do Saturday Night Live desta semana foi alvo de críticas na internet após esquete sobre a Geração Z. As informações são do Refinery 29

No quadro, Musk interpretou um médico conversando com um grupo de adolescentes sobre um amigo deles, o qual sofreu um acidente de carro enquanto fazia uma live para o Instagram. No entanto, a problemática gira em torno da linguagem utilizada pelos atores, com elementos do African-American Vernacular English (AAVE), também conhecido como Black English.

+++ LEIA MAIS: O dia em que Kurt Cobain teve overdose de heroína antes de tocar no Saturday Night Live [FLASHBACK]

Durante o esquete, expressões as quais poderiam ser traduzidas como "mano" e "mana" fazem parte do diálogo dos jovens. Apesar de serem comuns na língua portuguesa, no inglês fazem parte do vocabulário dos negros norte-americanos. 

Após o episódio ir ao ar, muitas pessoas se manifestaram na internet criticando o programa por apropriação cultural, pois essa linguagem não surgiu recentemente nas redes sociais, como o quadro dá a entender. Ela faz parte da cultura negra e não deve ser utilizada em piadas feitas por pessoas brancas, pois isso contribui para apagar toda história de luta de um povo.

+++ LEIA MAIS: Em 1993, Mick Jagger fez uma imitação perfeita de Keith Richards para o Saturday Night Live; assista

Em resposta às críticas, o co-roteirista do programa Michael Che publicou uma declaração no Instagram: "Li sobre como o meu esquete 'Geração Z' estava se apropriando indevidamente de AAVE e fiquei atordoado pois que p**ra é 'AAVE'? Tive de pesquisar," escreveu em uma publicação deletada recentemente. 

"Descobri como era um acrônimo para 'inglês vernáculo afro-americano.' Você sabe, AAVE! Aquelas expressões que os verdadeiros negros usam em conversas o tempo todo..." No entanto, Che recebeu ainda mais críticas por defender o programa e o quadro em vez de analisar os danos causados por eles. Por isso, optou por apagar a publicação pouco tempo depois.

+++ LEIA MAIS: Tartarugas Ninja reclamonas e fora de forma atingem a meia-idade em animação do Saturday Night Live; assista


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento Elon Musk Saturday Night Live SNL apropriação cultural língua black english aave expressões esquete African-American Vernacular English

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'