- Nick Cave (Foto:Eugene Odinokov / Sputnik/AP)

Talvez nem valha a pena salvar o rock em seu estado atual, diz Nick Cave

Em resposta a um fã, o músico dissertou sobre a estagnação do gênero

Redação Publicado em 15/04/2019, às 15h31

Se tem um artista que leva a sério a atitude de responder mensagens do fãs, esse alguém é Nick Cave. Mais um vez o líder do The Bad Seeds ofereceu um texto digno de reflexão na seção de "cartas" do seu site oficial Red Hand Files.

Em uma dissertação aberta sobre o atual estado do rock, ele apresentou uma opinião forte e consistente. Afirmou inicialmente que, em uma época na qual as ideologias dos músicos recebe tantos holofotes quanto suas composições, é necessária uma evolução urgente dos que fazem parte desse gênero.

+++ Nick Cave lista suas canções de amor favoritas

O texto veio como resposta a uma pergunta que aborda a polêmica questão sobre separar os posicionamentos pessoais dos artistas de suas obras e, dependendo do caso, se merecem realmente serem rebaixados e descartados imediatamente.

"O rock passou trêmulo e bambo por vários momentos conturbados de sua história, e de alguma forma, conseguiu sobreviver. Faz parte da própria natureza do rock ‘n’ roll ser mutável e se transformar – morrer para viver novamente", afirmou.

E continuou: "Essa agitação é o que mantém a coisa toda em um movimento para frente. Como músicos, corremos sempre o perigo de nos tornarmos obsoletos e ultrapassados pelos esforços da geração seguinte, ou do mundo em si e suas ideias."

+++ Nick Cave responde mensagem de fã de 10 anos com texto emocionante 

Em seguida, Cave se direcionou finalmente ao cenário musical atual: "Me parece que há pouca autenticidade, e se tornou mais seguro, mais nostálgico, mais restritivo e mais corporativo".

Para finalizar, disse: "No caso do rock, essa preocupação com a moral que agora predomina na cultura pode ser algo muito bom. Talvez seja exatamente disso que o rock ‘n’ roll precisa nesse momento. O rock contemporâneo parece não ter mais forças para lutar contra esses inimigos da imaginação e da arte. E talvez nem valha a pena salvar o rock em seu estado atual."

música rock Nick Cave the bad seeds rock'n'roll

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'