Radiohead - Divulgação/Facebook oficial

Thom Yorke compara políticas de empresas como Google e YouTube ao nazismo

“É como faziam durante a guerra. Eles roubam”, disse o músico sobre música gratuita na internet

Redação Publicado em 01/12/2015, às 12h15 - Atualizado às 15h12

O engajado vocalista do Radiohead, Thom Yorke, fez pesadas críticas a serviços de streaming que oferecem música de forma gratuita na internet. Em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, o artista comparou empresas como Google e YouTube ao nazismo.

“Eles colocam publicidade antes de qualquer conteúdo ganhando um monte de dinheiro e os artistas não são pagos ou recebem cifras ridículas. Para eles está ótimo assim. Porém, se não render lucro para eles, não vale”, disse o britânico Yorke, que revela usar a ferramenta Boomkat (especializada em música eletrônica) para ouvir música na internet.

Reconectando o Radiohead: como a banda mais experimental da música atual aprendeu a fazer rock novamente.

“Google. YouTube. Ganham monte de dinheiro pescando com redes de arrastão, como no oceano, pegam tudo o que há. E depois dizem 'Ah, desculpe, isso era de vocês?'. Ora, é nosso. É como o que fizeram os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Na verdade, como faziam todos durante a guerra, inclusive os ingleses: roubar a arte dos outros países. Qual é a diferença?”

Galeria: dez maneiras inusitadas de se lançar um disco.

Menos de uma década depois de o Radiohead ter oferecido In Rainbows no formato “pague o quanto quiser”, Yorke vendeu em 2014 um disco novo surpresa no BitTorrent. O álbum, Tomorrow's Modern Boxes, era desbloqueado sob o valor de US$ 6.

Entrevista: Philip Selway comenta o próximo disco do Radiohead.

“Queria fazer um experimento”, ele conta. “Era uma reação a tudo que estava acontecendo. Estavam falando sempre e somente de Spotify. Queria mostrar que, na teoria, hoje é possível realizar todo o caminho da produção discográfica. Mas na prática é muito diferente. Não se pode acumular toda a responsabilidade. Mas estou contente de ter feito isso, de ter tentado.”

Durante a entrevista, Yorke afirmou ainda que o novo álbum do Radiohead ainda não está pronto. “Eu não poderia dizer, me meteria em problemas. Mas não, não está pronto”. Anteriormente, o guitarrista da banda, Jonny Greenwood confirmou que o disco estava, sim, finalizado e adiantou que o grupo está planejando o lançamento em 2016, com uma turnê de divulgação. A última gravação do Radiohead foi King of Limbs (2011).

musica Spotify radiohead YouTube google thom yorke jonny greenwood king of limbs in rainbows Tomorrow's Modern Boxe Boomkat

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada