Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Dez grandes momentos de Freddie Mercury em vídeo

Redação Publicado em 24/11/2011, às 07h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury - AP
Freddie Mercury - AP

Rock in Rio – “Love of My Life” (1985) - Queen e Rock in Rio viraram praticamente sinônimos desde que o grupo britânico fez uma linda performance na primeira edição do festival. O desafio é não se arrepiar ao som de todo o público cantando a faixa e sendo regido por Mercury. Na edição de 2011, o momento foi lembrado durante a cerimônia de abertura e a faixa foi interpretada por Milton Nascimento.
Live Aid (1985) – “Radio Ga Ga” - No mesmo 1985, o grande performer que era Mercury emocionou outra plateia. Na imagem, veja o público do Live AID, 72 mil pessoas, acompanhar em uníssono com vozes e palmas a faixa “Radio Ga Ga” (inclusa no disco The Works, de 1984). Mais uma que entrou para a história.
Freddie Mercury dando entrevista para Glória Maria - Esse é um clássico para os brasileiros, mas chegou a repercutir fora do país também. Na já citada vinda do Queen ao país para participar do Rock in Rio, em 1985, o vocalista concedeu entrevista à então muito jovem Glória Maria. Jovem e um pouco despreparada. A jornalista se atrapalhou com o inglês, repetiu perguntas e, na ocasião, Freddie basicamente inventou o conceito de “trollar” um repórter.
Clipe de “I Want to Break Free” (Queen) - Conforme Freddie deixou bem claro no vídeo anterior, a letra da música, embora fale sobre querer se libertar, NÃO tem a ver com a bandeira dos direitos dos homossexuais, embora na época isso fosse amplamente concluído pelas pessoas e assim divulgado. Não ajudou a provar o ponto de Freddie o fato de que a personagem reprimida escolhida por ele para representar a letra no videoclipe da música foi uma dona de casa interpretada por ele.
Freddie Mercury e Monserrat Caballé – “How Can I Go On?” - Dentro e fora do Queen, diversas parcerias de Mercury ficaram famosas. Ele gravou “Under Pressure” com David Bowie. Também trabalhou ao lado de Michael Jackson, sendo que esses trabalhos ainda inéditos estão para ser lançados em 2012 (algumas das faixas, contudo, estão na internet). Uma das que ficaram mais marcadas foi o dueto ao lado da cantora lírica espanhola Monserrat Caballé. A dupla gravou o disco Barcelona (1988) e duas canções ficaram bem famosas à época: a que dá título ao trabalho e “How Can I Go On”.
Freddie Mercury só aparece em imagens de arquivo – “The Show Must Go On” (Queen) - Esse vídeo foi marcante, na realidade, exatamente pela ausência de Freddie. Doente, ele não poderia participar da gravação, fazendo com que o videoclipe fosse montando somente em imagens de arquivo. Esse foi um importante momento da carreira dele exatamente porque começou a suspeitar-se de que ele não estava bem e esse fato aumentou a especulação – ainda mais em uma faixa cuja letra diz que “o show deve continuar”.
Último clipe do Queen em que apareceu - “These Are the Days Of Our Lives” (1991) Já bastante magro, Mercury ainda voltaria a aparecer em um clipe do Queen. O último vídeo do qual ele fez parte foi rodado em maio de 1991, “These Are the Days Of Our Lives”. A esta altura, a banda já sabia da doença do artista havia muito tempo, assim como os amigos mais próximos dele, mas Mercury seguia mantendo o assunto como privado. No mês seguinte, com o fim do trabalho de promoção do disco Innuendo, ele se retirou de cena e passou a maior parte do tempo em casa, descansando, até sua morte, pouco tempo depois. Curiosamente, o Queen não pôde estar reunido por completo nessa última gravação de videoclipe. O guitarrista Brian May estava fora do país em trabalhos promocionais e as cenas com ele foram feitas separadamente e inseridas posteriormente na edição.
Freddie Mercury faz cover the “The Great Pretender” (The Platters) - Um dos marcos da carreira solo do vocalista foi com o cover do hit do Platters “The Great Pretender”. Em 1987, ele tornou a canção da década de 50 popular novamente. Para a gravação do vídeo, Mercury raspou seu característico bigode, pelo qual era conhecido havia anos. Esse clipe acabou se tornando um dos mais famosos de sua carreira.
Clipe de “A Kind of Magic” (Queen) - O vídeo é um resultado da parceria entre a banda e o diretor de clipes e de cinema Russell Mulcahy. Ele dirigiu o vídeo, em que Freddie se traveste de mágico, e usou diversas músicas do Queen no filme Highlander, como "Hammer to Fall" e "Princes of the Universe”. Boa parte das faixas foram compostas para o filme, tendo em mente o clima das cenas que foram sonorizadas. As faixas continuaram servindo de trilha nos outros títulos da franquia. Embora nenhum disco específico de Highlander tenha sido lançado pelo Queen, o álbum de 1986 A Kind of Magic traz na tracklist a maior parte das músicas do filme, algumas com arranjos diferentes.
Queen at Wembley - “We Will Rock You” - A já citada performance empolgante de Freddie Mercury fazia do show do Queen algo especial em shows de arenas e estádios. Um dos VHS/DVDs mais famosos da banda (que foi lançado como CD também) vem de uma dessas apresentações, em Wembley, na Inglaterra. O material foi relançado em versões diferentes ao longo dos anos, teve edição dupla e de aniversário. Uma das músicas tocadas nesse show, referente à turnê Magic, era a mais do que lendária “We Will Rock You”, garantia de barulho em qualquer performance.