Dez músicas que se destacaram após a indicação ao Oscar

Redação Publicado em 27/06/2014, às 14h58 - Atualizado às 15h28

Galeria - Dez músicas que se destacaram após a indicação ao Oscar - abre
Reprodução

“Over the Rainbow”



“Over the Rainbow” (Harold Arlen/E.Y. Harburg), originalmente gravada por Judy Garland para o clássico O Mágico de Oz, de 1939, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original e entrou para a história como uma das mais relevantes músicas do século 20. A faixa recebeu vários outros prêmios e homenagens e foi regravada inúmeras vezes por grandes ícones da música mundial. Um exemplo é esta versão instrumental do britânico Jeff Beck.


“Live and Let Die”

Roger Moore interpretou pela primeira vez o agente 007 no oitavo título da série de filmes de James Bond, Com 007 Viva e Deixe Morrer, de 1973. “Live and Let Die” (Paul McCartney/Linda McCartney), tema homônimo originalmente interpretado pela banda Paul McCartney & Wings, tornou-se um dos mais marcantes da série. A faixa foi indicada ao Oscar, mas não levou a estatueta. A canção original vencedora foi “The Way We Were” (Alan Bergman/ Marilyn Bergman/Marvin Hamlisch), do filme O Nosso Amor de Ontem, na voz Barbra Streisand. "Live and Let Die", porém, se tornou um grande clássico do rock. Entre as muitas covers, a mais notável e de maior sucesso foi a do Guns N' Roses.


“Blaze of Glory”

Em 1990, Jon Bon Jovi compôs e gravou “Blaze of Glory” para o faroeste Jovens Demais Para Morrer II. A música alavancou a carreira solo do músico e tornou-se um grande hit. A canção ganhou o Globo de Ouro, mas não o Oscar. “Sooner or Later (I Always Get My Man)” composta por Stephen Sondheim e, interpretada por Madonna no filme Dick Tracy, foi a faixas vencedora.



U2 Bono & Frank Sinatra - I got you under my skinpor sauveur2a“I've Got You Under My Skin”


Cole Porter, um dos mais importantes compositores na história da música popular, criou a hoje famosíssima “I've Got You Under My Skin” para o filme Nascida para Dançar, de 1936. A canção interpretada originalmente por Virginia Bruce, porém, não levou o Oscar. Na ocasião, a música vencedora foi “The Way You Look Tonight” (Dorothy Fields/Jerome Kern), composta para o filme Ritmo Louco, na voz de Fred Astaire. Veja a versão de Frank Sinatra e Bono Vox para “I've Got You Under My Skin”.


“On the Road Again”


“On the Road Again” foi a música que chancelou definitivamente Willie Nelson como um grande artista. Em Honeysuckle Rose de 1980, além de compor e interpretar a canção original, Willie Nelson, pela primeira vez, atuou como estrela principal de um longa-metragem. “On the Road Again” recebeu o Grammy de Melhor Canção Country e, em 2011, a música foi introduzida no Grammy Hall of Fame. O Oscar, contudo, ficou para “Fame” (Michael Gore/ Dean Pitchford), interpretada por Irene Cara no filme Fama. Veja Willie Nelson e Sheryl Crow fazendo um dueto deste grande hit.


“Unchained Melody”


“Unchained Melody” (Alex North/ Hy Zaret), foi originalmente composta para o filme Fuga Desesperada de 1955, e gravada por Todd Duncan. O longa fez pouco sucesso, mas a canção tornou-se uma das mais regravadas do século 20. Em 1990, a faixa fez parte da trilha sonora de Ghost - Do Outro Lado da Vida, drama com grande sucesso de bilheteria, o que a tornou ainda mais conhecida.


Apesar da popularidade, foi “Love Is a Many-Splendored Thing”, na voz do grupo The Four Aces e gravada para a trilha de A Colina da Saudade, que ganhou o Oscar de melhor faixa original naquele ano.


Assista à última performance de Elvis Presley ao vivo, pouco antes de sua morte, em que ele cantou “Unchained Melody”.


“Have You Ever Really Loved a Woman?”



“Have You Ever Really Loved a Woman?” (Bryan Adams/Michael Kamen/Robert John "Mutt" Lange) foi gravada por Bryan Adams, em parceria com Paco de Lucia, para a comédia romântica Don Juan DeMarco, de 1995. Indicada ao Oscar, ao Grammy e ao Globo de Ouro, a música acabou não recebendo nenhum prêmio, contudo, o legado é mais do que positivo: ela gerou inúmeras regravações em diversas línguas e grandes covers.



A vencedora foi “Colors of the Wind” (Alan Menken/Stephen Schwartz), na voz de Judy Kuhn, composta para Pocahontas.


“Things Have Changed”


Bob Dylan compôs e interpretou “Things Have Changed” para o filme Garotos Incríveis, lançado no ano 2000. A música foi muito bem recebida pela crítica e faturou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original. Veja o vídeo, criado pelo diretor do filme, Curtis Hanson, para a canção de Dylan.


“(I've Had) The Time of My Life”


Em 1987 foi lançado o drama romântico Dirty Dancing - Ritmo Quente, estrelado por Patrick Swayze e Jennifer Grey. Com o passar do tempo, a repercussão do filme de baixo orçamento e estrelas até então desconhecidas cresceu de forma avassaladora e a produção tornou-se um clássico.

A música “(I've Had) The Time of My Life” (Franke Previte/John DeNicola/Donald Markowitz) foi um hit imediato. Interpretada em dueto por Bill Medley e Jennifer Warnes, ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original.


“Take My Breath Away”



“Take My Breath Away” (Giorgio Moroder/Tom Whitlock) é, sem dúvida, uma das canções mais populares de todos os tempos. Gravada originalmente pelo grupo Berlin para o sucesso de bilheterias Top Gun: Ases Indomáveis, de 1986, “Take My Breath Away” ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original. Além disso, entrou para a história como um dos maiores hits saídos das telas de cinemas para o topo das paradas.