Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Música "Suecada"

Banda paulistana Garotas Suecas entra na cena musical indie norte-americana

Por José Julio do Espirito Santo Publicado em 15/12/2010, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Garotas Suecas não quis focar nos Estados Unidos - MANOELA MIKLOS
O Garotas Suecas não quis focar nos Estados Unidos - MANOELA MIKLOS

"A gente tocou até em pista de boliche", diz Tomaz Paoliello, empolgado. O guitarrista do Garotas Suecas se refere a Asbury Lanes, clube de boliche transformado em casa de shows na pequena cidade de Asbury Park, no litoral de Nova Jersey. "Tem o palco na frente e o camarim atrás dele. É onde ficam as máquinas do boliche. Então você vê funcionando. É muito legal", explica a tecladista Irina Bertolucci. Foi lá um dos mais de 20 shows que o sexteto fez em sua quarta passagem pelos Estados Unidos.

Escaldante Banda, álbum de estreia da banda - que saiu na terra de Obama pela American Dust (e, neste mês, chega ao Brasil em CD e vinil) -, foi crucial para o sucesso da turnê. "Lançar o disco lá não foi uma opção. O projeto estava aberto tanto para um lançamento aqui quanto lá", declara o guitarrista Sergio Sayeg. Michael Saltzman, diretor do selo, revela: "Existem artistas fantásticos na American Dust, mas poucos fazem turnês. Procurávamos uma banda assim, animada em viajar e com uma performance ótima".

Em seus primeiros anos descrito como revivalista da Jovem Guarda, e com a sempre presente influência do rock dos anos 60, o grupo decidiu abrir o repertório para novos e antigos amores. "Toda vez que a gente ia para os Estados Unidos, a gente passava a ouvir muito mais som brasileiro", o baixista Fernando Freire confessa. Com essa nova bagagem - e como os doidos de Rebobine por Favor -, a banda "suecou" o som de Sly & the Family Stone, Curtis Mayfield e outros bambas da soul music . "A linha que guia nossa existência como músicos é a soul music", define Sayeg.