Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Longe da Polêmica

Chuck D, do Public Enemy, fala do amor ao Brasil e defende Barack Obama

Por Paulo Cavalcanti Publicado em 11/07/2011, às 12h40 - Atualizado em 07/12/2011, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<b>DE VOLTA</b> Chuck D (o primeiro à esq.) vem ao Brasil em julho - DIVULGAÇÃO
<b>DE VOLTA</b> Chuck D (o primeiro à esq.) vem ao Brasil em julho - DIVULGAÇÃO

O Public Enemy volta ao Brasil na metade deste mês para participar do festival Black na Cena, em São Paulo, ao lado de diversos nomes da música negra nacional e dos Estados Unidos. O rapper Carlton Douglas Ridenhour, mais conhecido como Chuck D, o líder do grupo, é fã confesso da cultura brasileira. O interesse é tanto que, antes mesmo do grupo se apresentar no país, ele já tinha passado anonimamente por aqui. "Minha esposa, que é professora, foi convidada para participar de um evento e aproveitei para ir junto", conta. "É sempre bom observar as mudanças que vêm acontecendo no país de vocês. O Public Enemy esteve no Brasil pela primeira vez há 20 anos, e sinto que muita coisa mudou." Chuck D também participou, no ano passado, do CD Causa e Efeito, do rapper carioca MV Bill. "Bill é um amigo que temos aí, um cara de grande representatividade", defende. "O rap do Brasil é um dos melhores do mundo."

O Public Enemy sempre foi conhecido por sua atuação política e pela ferrenha oposição ao governo norte-americano. Mas, quando interrogado sobre a atuação do atual presidente, Barack Obama, Chuck D procura mostrar bom senso. "O fato de ele ser afro-americano significa muito para nós", explica. "Ele é um homem bom, faz o que pode. Em meu país, digo. Ainda tem muito para ser feito pela nossa gente. O problema é que ele é um bom motorista dirigindo um carro ruim. Eu também lamento muito que, em sua política externa, ele tenha se esquecido da África."

O Public Enemy tem um novo disco já pronto, cujo nome deve ser Most of Our Heroes Don't Appear on a Stamp ("A maior parte dos nossos heróis não aparece em um selo'), cujo lançamento está previsto para o ano que vem. Chuck D só não sabe se o material vai ser lançado em formato físico ou apenas digital. "Não precisamos mais de CD. A mensagem está no ar", argumenta. "A música do Public Enemy sempre foi como uma reportagem, mostrando tudo o que acontece no momento. Eu recomendo que as pessoas entrem em nosso site oficial. Sempre temos novidades musicais lá."