Oscar 2014: os indicados na categoria Melhor Filme

Redação Publicado em 27/01/2014, às 16h35 - Atualizado em 01/03/2014, às 12h58

Galeria - Oscar 2014: Conheça os indicados na categoria Melhor Filme - abre
Reprodução

12 Anos de Escravidão

Baseado na autobiografia de Solomon Northup, o longa dirigido por Steve McQueen conta a história de um homem negro que é sequestrado e vendido como escravo. É o primeiro filme da atriz mexicana Lupita Nyong’o, indicada na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.

É a terceira colaboração entre Michael Fassbender, que também concorre ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, e Brad Pitt, com quem ele trabalhou em Bastardos Inglórios e O Conselheiro do Crime. Estreia dia 21 de fevereiro.


Capitão Phillips

Todos ficaram surpresos quando Tom Hanks, que já venceu por Forrest Gump - O Contador de Histórias e Filadélfia, não foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo papel do capitão do navio sequestrado por piratas somalianos. Apenas o ator Barkhad Abdi teve sua performance reconhecida pela Academia e concorre ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. O filme, que recebeu mais cinco indicações, estreou em novembro no Brasil.


Clube de Compras Dallas

Matthew McConaughey quanto Jared Leto venceram o Globo de Ouro nas categorias Melhor Ator de Drama e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente. Dirigido por Jean-Marc Vallée, o filme gira em torno de Ron Woodroof, um eletricista diagnosticado com AIDS que monta um esquema de tráfico de remédios. Para o papel de Woodroof, McConaughey perdeu mais de 20 quilos. Já Leto, que interpretou o transexual Rayon, emagreceu quase 15 quilos. O longa estreia dia 21 de fevereiro.


Ela

Um escritor solitário, interpretado por Joaquin Phoenix, se apaixona por um sistema operacional dublado por Scarlett Johansson. Spike Jonze, que escreveu e dirigiu o longa, concorre na categoria de Melhor Roteiro Original. "The Moon Song", cantada por Karen O, foi indicada a Melhor Canção Original. Veja as outras músicas concorrentes aqui. Ela estreia em 14 de fevereiro.


Gravidade

O longa é líder de indicações ao lado de Trapaça, e ao todo concorre em dez categorias. Sandra Bullock, que pode levar o prêmio de Melhor Atriz, é uma engenheira que sofre um acidente durante uma missão espacial com um astronauta veterano, interpretado por George Clooney. Alfonso Cuarón, que venceu o Globo de Ouro de Melhor Diretor, é um dos favoritos ao Oscar deste ano. Gravidade estreou dia 11 de outubro.


O Lobo de Wall Street

O O Lobo de Wall Street já chamou a atenção por quebrar o recorde de frequência do termo “fuck” em um filme de ficção. Durante o longa, o palavrão é dito 506 vezes. Leonardo DiCaprio, indicado este ano pela terceira vez ao Oscar de Melhor Ator, é Jordan Belfort, um rico corretor norte-americano envolvido em esquemas criminosos e corruptos. O filme dirigido por Martin Scorsese estreou dia 24 de janeiro.


Nebraska

Dirigido pelo duplamente premiado diretor Alexander Payne, Nebraska é sobre Woody Grant, um senhor que vai a pé de Montana a Nebraska para coletar um suposto prêmio de um US$ 1 milhão. Grant é interpretado por Bruce Dern, que também concorre ao Oscar de Melhor Ator. Estreia dia 31 de janeiro no Brasil.


Philomena

O papel de Philomena rendeu a Judy Dench a 7ª indicação dela ao Oscar. O filme reproduz a história real de um jornalista político que resolve cobrir a história de uma mulher (Dench) que teve seu filho levado embora décadas antes, quando ela engravidou e foi internada em um convento. O longa, que ao todo soma quatro indicações, estreia dia 14 de fevereiro.


Trapaça

Trapaça foi o grande vencedor do Globo de Ouro deste ano. O filme, dirigido por David O. Russell, acompanha a trajetória de Irving Rosenfeld, interpretado por Christian Bale, e Sydney Prosser, Amy Adams, dois vigaristas que se veem forçados a trabalhar para o FBI. Estreia dia 7 de fevereiro no Brasil.