Passando no vestibular: relembre dez filmes que se passam no terreno das universidades

Redação Publicado em 10/12/2012, às 18h30 - Atualizado às 18h33

.
Divulgação

A Escolha Perfeita

Estrelado por Anna Kendrick, A Escolha Perfeita (que estreou nos cinemas em 7 de dezembro) é um filme que pode enganar à primeira vista por sua premissa, que fala sobre um grupo de universitários que monta um coral pop. Entretanto, o filme dirigido por Jason Moore está repleto de situações absurdas e humor ácido e escatológico, como uma versão escrachada do seriado Glee.


Legalmente Loira

No final do Ensino Médio, a loira e aparentemente fútil Elle Woods (Reese Witherspoon) vê seu namoro com Warner terminar quando ele resolve estudar Direito em Harvard. Disposta a reconquistar o coração de seu ex-namorado, a garota decide cursar a mesma faculdade que ele – mas, ao chegar lá, vê que seu antigo lugar já foi ocupado. Responsável por transformar Reese Witherspoon em uma estrela, o filme (e sua sequência) mostra a luta de Elle para acabar com o estigma de que toda loira é burra.


O Clube dos Cafajestes

Ambientado nos anos 1960 e embalado por muito rock and roll, O Clube dos Cafajestes é um dos primeiros filmes a revelar com primor o lado sacana da vida universitária. Estrelado por John Belushi (irmão de James Belushi e uma dos talentos do Saturday Night Live), o longa-metragem de 1978 mostra as maluquices e festas insanas da fraternidade Delta Tau Chi – e a luta para continuar existindo apesar dos protestos do diretor Dean Wormer.


A Vingança dos Nerds

Rejeitados e tratados com esquisitões em boa parte dos filmes de universidade e Ensino Médio de Hollywoood, os nerds começaram a conquistar seu espaço no cinema com este clássico de 1984. Desalojados de seu dormitório assim que chegam à Universidade Adams pelos jogadores do time de futebol (os Alpha Betas) da instituição, dois amigos nerds resolvem usar a inteligência para se vingar dos valentões e fazer justiça.


A Rede Social

A história de como Mark Zuckerberg se tornou um dos homens mais ricos do mundo é também um dos longas-metragem mais bem sucedidos ao retratar o lado corporativo das universidades norte-americanas. Dirigido por David Fincher e indicado a oito Oscars, o filme mostra a trajetória do criador do Facebook, dos primeiros dias na Universidade de Harvard até o processo que sofreu por parte dos irmãos Winklevoss e de seu ex-parceiro no negócio, o brasileiro Eduardo Saverin.


Gênio Indomável

Em 1997, os amigos Matt Damon e Ben Affleck eram dois jovens atores tentando a sorte em Hollywood. Sem lugar para atuar, eles resolveram fazer seu próprio roteiro – e acabaram ganhando um Oscar por Gênio Indomável. Dirigido por Gus Van Sant, o filme conta a história de um auxiliar de limpeza de uma faculdade de Boston (Damon), que se revela um gênio da matemática. Com passagens pela polícia, ele é forçado a se encontrar com um terapeuta (Robin Williams), com quem se identifica e amadurece.


O Primeiro Ano dos Restos de Nossas Vidas

Dirigido por Joel Schumacher em 1985, O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas flagra o fim da graduação de seis amigos que tentam se manter unidos após receberem seu diploma – mas têm de enfrentar os primeiros problemas da vida adulta. Além de revelar Demi Moore, o longa-metragem ainda conta com Emilio Estevez, Judd Nelson e Ally Sheedy, que naquele mesmo ano fizeram o papel de três colegiais em O Clube dos Cinco, de John Hughes.


O Professor Aloprado

Remake de um clássico dos anos 1960 com Jerry Lewis, O Professor Aloprado é um dos filmes mais divertidos de Eddie Murphy. Sherman Klump (Murphy) é um professor de genética obeso que emagrece do dia para a noite com uma fórmula milagrosa que inventou – transformando-se no magrelo Buddy Love. Klump aproveita seus momentos magros para conquistar uma professora de Química, vivendo muitas situações inusitadas no campus da universidade.


O Grande Desafio

Os times de debates são uma das grandes tradições das universidades norte-americanas, por criarem um ambiente de competição intelectual difícil de ser igualado. Baseado em fatos reais, O Grande Desafio mostra a história de um time de debates de uma universidade para negros, que, em plena década de 1930, tenta superar a equipe de Harvard em uma disputa não só acadêmica, mas também social. No elenco, Denzel Washington faz o professor que lidera a equipe, enquanto Forest Whitaker faz James L. Farmer, o primeiro negro a ter um doutorado nos Estados Unidos.


Uma Mente Brilhante

Oscar de Melhor Filme em 2001, Uma Mente Brilhante é a cinebiografia do matemático John Nash Jr. (Russell Crowe), responsável pela Teoria dos Jogos. Com direção de Ron Howard, a película conta a vida do matemático a partir de sua chegada à Universidade de Princeton, aos 18 anos de idade. Em meio a cálculos e teoremas, o longa-metragem mostra também as relações pessoais de Nash – em especial, sua rivalidade com Martin Hansen (Josh Lucas) e seu romance com Alicia Larde (Jennifer Conelly) –, além da vida acadêmica do matemático, que depois viraria professor do Massachusetts Institute of Technology e ganharia um Nobel de Economia.