Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Jards Macalé canta Nelson Cavaquinho

Redação Publicado em 06/07/2012, às 11h45 - Atualizado às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jards Macalé - Divulgação
Jards Macalé - Divulgação

Por Cláudia Boëchat

Aos 69 anos, Jards Macalé (foto) escolheu um ícone do MPB para homenagear no show A História do Bem e do Mal. Macalé canta Nelson Cavaquinho, sambista carioca que morreu em 1986, aos 74 anos. Nelson é um daqueles mestres reverenciados e cantados pelos grandes intérpretes nacionais. É autor de “Folhas Secas”, “Pranto de Poeta” e “Luz Negra” entre inúmeras outras canções memoráveis. Macalé já tinha gravado no CD Jards “Juízo Final”, parceria de Nelson e Élcio Soares.

“Juízo Final”:

Agora, neste show gratuito, que acontece neste sábado, 7, no Rio de Janeiro, canta “A Flor e o Espinho” (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito), “Rugas” (Nelson Cavaquinho, Ary Monteiro e Augusto Garcez), “Notícia” (Nelson Cavaquinho, Alcides Caminha e Nourival Bahia), “Palhaço” (Nelson Cavaquinho, Oswaldo Martins e Washington Fernandes), “Eu e as Flores” e “Vou Partir” (Nelson e Jair do Cavaquinho).

“A Flor e o Espinho”, com Nelson Cavaquinho e Elizeth Carvalho:

No show, em cartaz no Rio apenas nesta data (no Espaço Cultural Eletrobrás Furnas, à rua Real Grandeza, 219, em Botafogo), Macalé apresenta também canções suas feitas em parceria com Wally Salomão e inspiradas em Nelson Cavaquinho: “Rua Real Grandeza”, “Senhor dos Sábados”, “Dona de Castelo” e “Anjo Exterminado”, lançadas em 1975 no LP Aprender a Nadar.

“Rua Real Grandeza”:

Macalé, cantor, compositor, arranjador, ator e violonista, diz que Nelson Cavaquinho “vai ao cerne da dor” como um dramaturgo. Mas o sambista estava longe de ser um cara mal-humorado. “Ele mesmo dizia que tristeza, só na música”, conta Macalé.

“Anjo Exterminado”:

O Espaço Furnas tem 192 lugares e o show é às 20h. A organização lembra que o espetáculo é gratuito e o bilhete deve ser retirado no local, uma hora antes do show. Ah, eles pedem a apresentação de carteira de identidade. O telefone de lá é (21) 2528-5166. Taí um bom programa para a noite de sábado. Vamos terminar relembrando mais uma música com o grande Nelson Cavaquinho:

“Vou Partir”:

Para falar com Cláudia Boëchat, envie e-mail para claudia.boechat@rollingstone.com.br