Pulse

Som na Sala no YouTube: gravações feitas com uma câmera, um microfone e um laptop pretendem formar panorama dos novos talentos da MPB

Redação Publicado em 12/06/2012, às 18h23 - Atualizado em 13/06/2012, às 17h35

Som na Sala
Divulgação

Por Cláudia Boëchat

Um dia, uma cantora iniciante pediu para um amigo gravar uma canção, feita em parceria com ele, para divulgar no YouTube. Ficou bacana. O cara, então, teve um “estalo” e criou o canal Som na Sala, sobre o qual vou contar pra vocês direitinho como é. A cantora a que me referi é Luiza Sales (clique aqui para saber mais sobre ela) e o compositor é Vinicius Castro. O projeto Som na Sala conta também com o cinegrafista Daniel Terra, que aparece ao lado de Vinicius na foto.

Funciona assim: Vinicius fica de olho nos novos talentos que vão brotando no Rio de Janeiro; escolhe um e convida para uma gravação feita na sala de sua casa, em Botafogo. As músicas são de sua autoria. A ideia é gravar um “clipe” por mês, com apenas um microfone, uma câmera e um laptop para editar. A proposta inicial era a de ter um convidado a cada mês, mas em maio foram dois - uma dupla de artistas não dois clipes.

“Ao fim do ano, com 12 convidados, o canal será uma espécie de retrato da nova cena carioca. Servirá como registro de uma geração que vem buscando consolidar sua carreira e buscando novas formas de mídia de divulgação. Estamos com boa aceitação. Com apenas cinco vídeos no ar já alcançamos mais de 25 mil visualizações”, conta Vinicius, empolgado.

Fui conferir o canal e gostei do que vi. Por isso, vou mostrar os cinco vídeos que já estão no ar. O próximo deverá ser um especial com a galerinha que já participou e outros instrumentistas. Os vídeos entram no YouTube sempre no último dia do mês.

Maio: Thiago Amud, parceiro de Guinga e apontado como um dos grandes compositores da nova geração, e Mateus Xavier, diretor musical do Bloco do Sargento Pimenta, cantam “Profecia” (Thiago Amud/VInicius Castro):

Abril: Karla da Silva, dona de um potente e característico timbre vocal. Canta “Antes de Amar-te” (poema de Pablo Neruda musicado por Vinicius Castro):

Março: Julia Bernat, cantora e atriz que trabalhou em Malhação e em musicais como Violinista no Telhado e A Noviça Rebelde, canta “Sem Arestas” (Vinicius Castro):

Fevereiro: Aline Paes, vencedora do Prêmio Divas da Música Brasileira em 2010, canta “Canção de Amor” (Vinicius Castro):

Janeiro: Luiza Sales canta “Linha do Tempo” (Luiza Sales/Vinicius Castro):

Bacana, né?

Para falar com Cláudia Boëchat envie um e-mail para claudia.boechat@rollingstone.com.br