Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Avatar: James Cameron revela segredos por trás do mundo de Pandora

James Cameron dá detalhes de como criou o mundo de Pandora e arrecadou a maior bilheteria de todos os tempos no cinema

Redação Publicado em 25/11/2022, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avatar (Foto: Divulgação / Disney)
Avatar (Foto: Divulgação / Disney)

Com maior bilheteria de todos os tempos no cinema, Avatar (2009) foi um marco instantâneo na cultura pop na época do lançamento - e ganhará uma sequência, intitulada Avatar: O Caminho da Água, em 15 de dezembro de 2022. Em recente entrevista à GQ, o diretor James Cameronrevelou os segredos por trás de suas inspirações para a franquia.

Cameronrevelou que a ideia para o mundo de Pandora surgiu em um sonho quando ainda era adolescente e nem fazia ideia do que poderia se tornar no futuro. O início da história e até cenas cruciais do primeiro filme foram reveladas enquanto dormia.

+++ LEIA MAIS: Avatar pode acabar no 3º filme, diz James Cameron

Acordei após sonhar com esse tipo de floresta bioluminescente, com essas árvores que parecem lâmpadas de fibra ótica e um rio que emitia partículas bioluminescentes e uma espécie de musgo roxo no chão que se iluminava quando você caminhava sobre ele. 

Além disso, o cineasta dá detalhes dos supostos “ventiladores giratórios”, que pareciam como frisbees vivos e “tipos de lagartos“ que supostamene voavam. “Foi tudo no sonho. Acordei super animado e desenhei mesmo. Então, eu realmente tenho um desenho.”

+++ LEIA MAIS: Avatar: Por que filme de 2009 está sendo relançado nos cinemas em 2022?

Os rascunhos feitos na adolescência acabaram salvando James Cameron de cerca de dez ações judiciais, já que foi acusado de plágio algumas vezes. “Em qualquer filme de sucesso, sempre há uma aberração com papel alumínio sob a peruca que pensa que você tirou a ideia da cabeça deles. E descobriu-se que havia dez ou 11 deles. E então apontei para este desenho que fiz quando tinha 19 anos, quando estava indo para o Fullerton Junior College, e todo mundo foi embora”, explicou.


Mais sobre Avatar: O Caminho da Água

Ambientado mais de uma década depois dos eventos do primeiro filme, Avatar: O Caminho da Água começará anos depois com Jake (Sam Worthigton), em seu corpo Na’vi, e Neytiri (Zoe Saldaña) vivendo em Pandora, criando sua nova família. Os eventos os colocarão no caminho dos Metkayina, uma tribo aquática de Na’vi que vive nas águas rasas do oceano Pandorano e até onde eles vão para proteger uns aos outros, as batalhas que lutam para permanecerem vivos e as tragédias que sofrem.

+++ LEIA MAIS: Avatar 2: Michelle Yeoh ficou 'impressionada' com diretor James Cameron: 'Gênio'

O elenco de Avatar 2 conta com nomes como Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet. Avatar: O Caminho da Água chegará aos cinemas nacionais em 15 de dezembro de 2022. Assista ao trailer abaixo: