Duna: Por que filme distópico não apresenta robôs e computadores?

Duna se passa em um futuro distópico, mas não conta com robôs e computadores na produção — e livro de Frank Herbert explica motivo

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 27/10/2021, às 21h09

None
Zendaya e Timothée Chalamet em Duna (Foto: Divulgação)

Um dos maiores sucessos de bilheteria do ano, Duna(2021), de Denis Villeneuve, é um filme que se passa um futuro distópico, e começa, aproximadamente, no ano 22 mil. Mas, por que um longa-metragem futurista não apresenta computadores tecnológicos e robôs? 

Em Duna, vemos naves espaciais modernas e futuristas, porém, computadores, celulares e robôs não são encontrados na produção — e o livro homônimo de Frank Herbert pode explicar o motivo. 

+++LEIA MAIS: Em Duna, Denis Villeneuve impressiona ao criar espetáculo visual complexo que transporta espectador para o deserto de Arrakis [REVIEW]

Segundo o Screen Rant, milhares de anos antes do nascimento de Paul Atreides, a humanidade desenvolveu "máquinas pensantes" — maneira de nomear computadores e robôs com inteligência de nível humano.

Contudo, na linha do tempo do livro Duna, toda essa a inteligência artificial foi eliminada durante guerras devastadoras, conhecidas como Jihad Butleriana. Tais conflitos aconteceram por diferenças ideológicas entre duas facções: uma dependia das máquinas pensantes para viver e a outra acreditava que isso era inerentemente prejudicial à raça humana. 

+++LEIA MAIS: Duna: Denis Villeneuve ficou 'meio satisfeito' com filme original de David Lynch; entenda

Assim, o último grupo venceu a guerra, levando à destruição todas as máquinas que se assemelhariam à inteligência artificial. Sem dúvidas, Villeneuve quer se manter fiel a alguns aspectos do livro, e isso explicaria o motivo de Dunanão ter computadores. 

Tudo sobre Duna 

Dirigido por Denis Villeneuve, o filme é baseado no famoso romance homônimo de Frank Herbert e é protagonizado por Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e mais. Duna(2021) conta a jornada do brilhante jovem Paul Atreides, quem, após a Casa Atreides aceitar administrar o planeta Arrakis, precisa se mudar para as terras desérticas com o intuito de garantir o futuro de seu povo. Lá, é forçado a fugir para o deserto e encontra diversos desafios pela frente.

+++ LEIA MAIS: Duna: Parte 2 é confirmada para outubro de 2023

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DUNE (@dunemovie)