EUA relata 43 acidentes fatais em sets de filmagem desde 1990

Além de Rust e O Corvo, outros filmes enfrentaram tragédias terríveis em meio às filmagens

Redação Publicado em 22/10/2021, às 12h20

None
Brandon Lee em cena de O Corvo (Foto: Reprodução)

Nesta quinta, 21 de outubro, um trágico acidente aconteceu no set de filmagem de Rust após um disparo de uma arma cinematográfica por Alec Baldwin, um dos protagonistas do longa-metragem. A diretora de fotografia, Halyna Hutchins, não resistiu aos ferimentos, segundo noticiaram as autoridades do Novo México, Estados Unidos. 

"O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de Rust. A diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, foram atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada por Alec Baldwin, 68, produtor e ator," relatam as informações, via The Guardian

+++LEIA MAIS: Alec Baldwin mata diretora acidentalmente durante filmagens com arma cenográfica, dizem autoridades

O caso em meio às filmagens de Rust, porém, não é isolado. Segundo dados divulgados pela Associated Press (AP), via O Globo, 43 mortes em sets de filmagem estadunidenses aconteceram desde 1990. 

Devido aos acidentes, 150 atores ou integrantes da equipe sofreram ferimentos que alteraram as vidas - as tragédias foram, em sua maioria, resultado de acrobacias malfeitas para as cenas das produções. Os dados também relatam que, internacionalmente, o número estimado aproxima-se de 37 desde 2000.

+++LEIA MAIS: Família de Brandon Lee se pronuncia após Alec Baldwin matar diretora Halyna Hutchins acidentalmente durante filmagens

"Todos os anos, os trabalhadores de ambos os lados da câmera são mutilados, queimados, quebram ossos e até mesmo morrem se esforçando para oferecer entretenimento," relata Antony McCartney, da AP, quem analisou dados e investigações de segurança do trabalho, registros judiciais e notícias.

Ele continua explicando sobre os acidentes: "Os ferimentos não vêm apenas de riscos óbvios, como acrobacias e explosivos, mas de quedas de escadas, equipamentos derrubados e máquinas sem segurança."

+++LEIA MAIS: Quem é Halyna Hutchins, diretora de filme estrelado por Alec Baldwin

Como lembra o O Globo, o caminhoneiro John Suttles morreu devido uma queda de uma caçamba em meio às filmagens de Os Vingadores (2012). Outro profissional, dessa vez de construção civil, faleceu em Blade Runner 2049 (2017). Em 2018, nas filmagens de Deadpool 2, a dublê Joi "SJ" Harris morreu em um acidente de moto.

Um caso recente de acidente foi durante as filmagens de Maze Runner 3: A Cura Mortal, quando o protagonista Dylan O'Brien foi atingido por um carro em meio à gravação de uma cena de ação. O acidente resultou em uma concussão, fratura facial e outros ferimentos. O ator foi levado imediatamente a um hospital. 

+++LEIA MAIS: No Limite da Realidade: Como tragédia que matou 3 atores no set mudou as regras de segurança em Hollywood?