Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Greve em Hollywood tem "proposta Black Mirror" com IA; entenda

Ideia dos estúdios de cinema é semelhante a episódio de Black Mirror

por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 14/07/2023, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Salma Hayek em 'Black Mirror' (Reprodução)
Salma Hayek em 'Black Mirror' (Reprodução)

Estúdios de cinema propuseram usar IA (Inteligência Artificial) para escanear os rostos de figurantes e usar a imagem deles para sempre e indefinidamente (via NME). A ideia ganhou notoriedade em meio à greve dos sindicatos em Hollywood. Atores e roteiristas exigem pagamento considerado justo de royalties residuais de plataformas de streaming, e a regulamentação do uso de IA.

Em Black Mirror, a Inteligência Artificial é utilizada de maneira semelhante. No primeiro episódio da temporada mais recemte, "Joan Is Awful" ("A Joan é Péssima," em tradução livre), um serviço de streaming à laNetflix propõe transformar a vida de assinantes em séries, interpretadas por imagens em IA de artistas reais. Fazendo o papel de si mesma, Salma Hayek vê sua imagem gerada artificialmente sob um enredo caótico baseado na vida de uma, até então, anônima.

Duncan Crabtree-Ireland, diretor executivo nacional do sindicato dos atores de Hollywood, comentou sobre a proposta da Alliance of Motion Picture and Television Producers:

Eles propuseram que os figurantes sejam escaneados e pagos por apenas um dia de trabalho, e a empresa deveria ter direito às imagens, podendo usá-las por toda a eternidade, sem consentimento ou compensação.
Black Mirror (Reprodução)
Black Mirror (Reprodução)

Embora muitos roteiros estejam prontos, a paralisação dos atores, que se juntaram aos roteiristas, dá força ao movimento, já que os aderidos não participarão de novas filmagens e nem sequer de entrevistas ou tapetes vermelhos.