Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Fifa investigará cozinheiro do bife de ouro que teria tocado taça da Copa

Nusret Gökçe, o Salt Bae, conseguiu entrar no campo do Estádio Lusail enquanto atletas da Argentina celebravam conquista; ainda não se sabe se troféu segurado por ele é original ou réplica

Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 26/12/2022, às 17h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto: Dan Mullan / Getty Images
Foto: Dan Mullan / Getty Images

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) informou ter aberto uma investigação a respeito do acesso considerado “indevido” obtido por algumas pessoas que não estavam liberadas a entrar no campo após a final da Copa do Mundo no Catar, conquistada pela Argentina no último dia 18. A decisão foi tomada após circularem imagens do chef de cozinha e influenciador digital turco Nusret Gökçe, conhecido como Salt Bae, dentro das quatro linhas do Estádio Lusail.

Alguns registros mostram Gökçe até mesmo tocando e beijando o que seria a taça do torneio, algo que pode ser feito apenas por atuais ou antigos campeões e chefes de Estado. Não ficou claro se o chef estava com o troféu de fato ou apenas com uma réplica, visto que a versão original permanece em posse da Fifa e réplicas são enviadas aos vencedores.

Foto: Dan Mullan / Getty Images
Foto: Dan Mullan / Getty Images

Em nota enviada ao site da ESPN, a entidade declarou:

“Após revisar o episódio, a Fifa iniciou investigação para determinar como alguns indivíduos conseguiram acesso ao campo depois da cerimônia de encerramento no Estádio Lusail, em 18 de dezembro. As ações internas apropriadas serão tomadas.”

Nusret Gökçe, o Salt Bae

Salt Bae, como é chamado, acumula quase 50 milhões de seguidores somente em uma rede social, o Instagram. O cozinheiro ficou popular após uma série de vídeos onde salpica bifes de forma inusitada e quase teatral. Ele é responsável pela rede de restaurantes de luxo Nusr-Et e tem boa relação com diversos jogadores e ex-jogadores, incluindo brasileiros.

+++ LEIA MAIS: Filha de Pelé, Kely Nascimento publica foto e escreve: 'Mais uma noite juntos'

Foi no restaurante de Nusret Gökçe, inclusive, que uma das grandes polêmicas da seleção na Copa 2022 aconteceu. Os atletas Gabriel Jesus, Vini Jr e Eder Militão, além do ex-jogador Ronaldo Fenômeno, dividiram opiniões nas redes sociais após publicarem registros em que consomem carne folheada a ouro. O momento de “ostentação” ocorreu durante um período de folga antes das fases eliminatórias do torneio, onde os brasileiros venceram a Coreia do Sul e foram derrotados pela Croácia.

Apesar disso, o Salt Bae não parece ser unanimidade entre os atletas de alto nível. Vídeos também registrados durante a comemoração da Argentina após a conquista do mundial mostram o principal jogador da equipe, Lionel Messi, visivelmente incomodado com a presença do chef no campo. Diante da polêmica, o cozinheiro compartilhou um registro no Instagram (veja abaixo) para mostrar que é amigo do atacante.

.

.