Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Filho de Jack Kirby detona documentário sobre Stan Lee: 'Ele teve sorte'

Jack Kirby foi responsável pela criação de diversos personagens da Marvel ao lado de Stan Lee

Redação Publicado em 20/06/2023, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stan Lee (Foto: AP)
Stan Lee (Foto: AP)

Neal Kirby, filho do quadrinista Jack Kirby, contestou o documentário sobre Stan Lee lançado no Disney+ na última semana. Segundo ele, a produção não dá os devidos créditos ao seu pai pela cocriação de personagens marcantes da Marvel, como o Hulk e o Homem de Ferro.

Por meio do Twitter de sua filha, Jillian, Neal destacou a importância do trabalho de Jack e afirmou que Stan Lee teve sorte para alcançar maior repercussão com seu trabalho. Ele ainda questionou o suposto egocentrismo do documentário.

"Apresentado na primeira pessoa com a voz de Lee proporcionando uma narrativa contínua, (o filme) é a maior homenagem de Stan Lee a si mesmo. A expressão literária do ego é o pronome pessoal 'eu'. Qualquer professor decente de inglês ou jornalismo aconselharia seus alunos a não abusar dele. Assim, o desafio é estendido a quem deseja contar o número 'eus' durante os 86 minutos de duração de Stan Lee," disparou (via O Globo).

+++ LEIA MAIS: Gene Simmons, do Kiss, pediu para interpretar o Coisa do Quarteto Fantástico

Neal também acusou Stan Lee de contar com a sorte e outros fatores externos para ter seu reconhecimento alavancado: "Não é nenhum grande segredo que sempre houve controvérsia sobre os papéis que foram desempenhados na criação e sucesso dos personagens da Marvel. Stan Lee teve a sorte de ter acesso ao megafone e à mídia corporativa, e os usou para criar seus próprios mitos sobre a criação do panteão de personagens da Marvel. Ele se tornou a voz da Marvel."

Além de traçar a linha do tempo e ressaltar que o Surfista Prateado foi uma das criações exclusivas de Jack, Neal quis deixar claro que, entre 1960 a 1966, Stan Lee não foi o único responsável pelas ideias da Marvel.