Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Entretenimento / Polêmica

SXSW se pronuncia sobre apoio do Exército e cancelamento de bandas no evento

Bandas como NewDad, Cardinals, Enola Gay e Soda Blonde cancelaram a participação no festival; o governador do Texas revidou

SXSW (Foto: Daniel Boczarski/Getty Images)
SXSW (Foto: Daniel Boczarski/Getty Images)

Greg Abbott, atual governador do Texas, nos Estados Unidos, reagiu ao cancelamento de bandas no SXSW. Grupos como NewDad, Cardinals, Enola Gay e Soda Blonde desistiram de participar do evento após receberem a notícia de que o festival recebe apoio do Exército dos Estados Unidos. Abbott escreveu no Twitter:

Bandas saem do SXSW por causa do patrocínio do Exército dos Estados Unidos.
Tchau. Não voltem.
Austin continua sendo o QG do Comando de Futuros do Exército.
San Antonio é a cidade militar dos EUA.
Estamos orgulhosos dos militares dos EUA no Texas.
Se você não gosta, não venha aqui.

Para amenizar a situação e manter uma boa relação com os artistas, o SXSW também se pronunciou nas redes sociais: 

O SXSW não concorda com o governador Abbott.
Nós somos uma organização que acolhe diversas opiniões. A música é a alma do SXSW, e há muito tempo é nosso legado. Respeitamos totalmente a decisão desses artistas de exercerem seu direito à liberdade de expressão.
Em todo o mundo, estamos testemunhando tragédias inomináveis, o surgimento de regimes repressivos e a crescente disseminação de conflitos violentos. É mais crucial do que nunca que nos unamos para resolver essas questões humanitárias maiores.
A indústria de defesa tem historicamente sido um campo de testes para muitos dos sistemas em que confiamos hoje. Essas instituições frequentemente são líderes em tecnologias emergentes, e acreditamos que é melhor entender como sua abordagem impactará nossas vidas.
O patrocínio do Exército faz parte do nosso compromisso em apresentar ideias que moldam nosso mundo. Em relação à Collins Aerospace, eles participaram este ano como patrocinadores de duas categorias do SXSW Pitch, dando visibilidade e financiamento para empreendedores que estão potencialmente realizando trabalhos que podem mudar o jogo.
Apoiamos e continuaremos apoiando os direitos humanos para todos. A situação no Oriente Médio é trágica e destaca a importância elevada de nos unirmos contra a injustiça.

Cancelamentos

Leia a declaração de bandas que cancelaram a participação no SXSW: