Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

80 Anos de Paulinho da Viola: As 10 músicas mais tocadas do cantor [LISTA]

Em homenagem aos 80 anos de Paulinho da Viola, Ecad fez um levantamento de canções mais tocadas e gravadas do artista

Redação Publicado em 12/11/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulinho da Viola (Foto: Jorge Bispo para OGlobo)
Paulinho da Viola (Foto: Jorge Bispo para OGlobo)

Paulo César Batista de Faria, conhecido como Paulinho da Viola, é um dos importantes ícones da Música Popular Brasileira (MPB) e soma sucessos que refletem a grandiosidade nas décadas de uma trajetória musical impecável e no samba.

Neste sábado, dia 12 de novembro, o cantor, compositor, violonista, cavaquinista e bandolinista carioca celebra seus 80 anos. Ao longo da carreira, Paulinho da Violamanteve-se como uma referência indiscutível para o gênero e para diversas artistas, marcado pelas harmonias suaves e voz mansa.

+++ LEIA MAIS: Caetano Veloso recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Salamanca

Para comemorar a data, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), detentor de um dos maiores bancos de dados sobre música na América Latina, compartilhou as 10 músicas mais reproduzidas de Paulinho da Violano Brasil, baseados no número de reproduções em rádio, TV e internet ao longo dos últimos dez anos. 

Para o estudo, foram analisadas suas 234 obras musicais e 565 gravações de Paulinho da Viola registradas no Ecad. A faixa do carioca mais regravada por outros artistas foi “Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida”, e também a mais tocada nos últimos 10 anos.

+++ LEIA MAIS: Caetano Veloso volta ao Roda Viva depois de 25 anos e fala sobre Lula, brasilidade, Luisa Sonza e identidade

Outro estudo em relação às obras musicais de Paulinho da Viola mostrou as palavras que mais se repetiram em títulos musicais utilizados pelo músico, ranqueando em ordem crescente, respectivamente: "amor", com 13 repetições, seguida por "vida" e "viver" com 9; "samba", com 7; e "coração", com 6.

Confira o ranking das 10 músicas de autoria de Paulinho da Viola mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo):

+++LEIA MAIS: Gal Costa foi uma das 10 maiores vozes da música brasileira, segundo lista da Rolling Stone Brasil

  1. "Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida”- Paulinho da Viola
  2. "Coração Leviano" - Paulinho da Viola
  3. "Choro Negro" - Fernando Costa feat. Paulinho da Viola
  4. "Tudo Se Transformou" - Paulinho da Viola
  5. "Sinal Fechado" & "Pecado Capital" - Paulinho da Viola
  6. "Argumento" - Paulinho da Viola
  7. "Dança da Solidão" & "Sei lá Mangueira" - Hermínio Bello de Carvalho / Paulinho da Viola
  8. "Sarau para Radamés" - Paulinho da Viola
  9. "Onde A Dor Não Tem Razão" - Elton Medeiros / Paulinho da Viola
  10. "Para ver As Meninas" - Paulinho da Viola