Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Billie Eilish

A música de Billie Eilish que fez Bono (U2) até parar o carro

Veterano do rock se impressionou com a jovem cantora; por sua vez, ela achava que a banda irlandesa era de Scranton, Pensilvânia, por causa da série The Office

Billie Eilish e Bono (Foto: Getty Images)
Billie Eilish e Bono (Foto: Getty Images)

Enquanto ouvinte de música, Bono é um sujeito pra lá de eclético. Não apenas em estilos musicais, como também em épocas. O vocalista do U2 já fez elogios públicos a diversos artistas mais jovens que ele, mostrando como busca estar antenado e atualizado com o que está rolando.

Uma das pessoas agraciadas foi Billie Eilish. A jovem cantora se destacou no mundo da música bem cedo, inclusive. Quando disponibilizou seu primeiro álbum, When We All Fall Asleep, Where Do We Go?,em 2019, ela tinha apenas 17 anos. Mesmo assim, conseguiu apresentar uma sonoridade diferenciada, agregando música pop a várias outras influências.

+++ LEIA MAIS: A 'música mais estúpida do mundo', segundo Billie Eilish

Uma canção disponibilizada por ela nesse período — mais especificamente como faixa bônus do disco mencionado — deixou Bono simplesmente encantado. Chegou ao ponto de o frontman do U2 parar o carro tamanho o espanto. Era “Everything I Wanted”, composição bastante influenciada por house music, eletrônico e pop alternativo.

Em 2020, Bono completou seu 60º aniversário. Era o início da pandemia e o astro, que tanto viajou o mundo nas últimas décadas, se viu parado em casa. Então, aproveitou o tempo livre para listar 60 músicas que lhe impactaram de alguma forma. Há vários ícones do passado, de Beatles a Sex Pistols, mas o músico irlandês também exaltou nomes mais atuais — como Eilish e a já citada canção.

Ao mencionar “Everything I Wanted” (via Far Out Magazine), ele comentou:

“‘Everything I Wanted’ de Billie Eilish… quando ouvi isso, tive até que parar o carro.”

Já em uma reflexão mais aprofundada a respeito da composição, Bono comentou:

“Meus ouvidos anseiam por esses espaços vazios para vagar… escapar da densidade das superfícies digitais com muita informação. Eu entro em sua música e é uma beleza obscura, dolorosamente vulnerável e aterrorizante, destemida e preocupante... mas você não está preocupada com tudo isso. Você expressa isso para poder assumir o sentimento que incomoda. Penso em Carole King, penso em Roy Orbison. Mas, assim como eles, isso nunca existiu antes de você.”

Bono e a confusão de Billie Eilish

Bono é um grande fã de Billie Eilish, mas a recíproca não é exatamente verdadeira. A jovem cantora revelou em entrevista ao podcast The Office Ladies — inspirado na série The Office — que uma piada feita em um episódio da obra a fez pensar que o U2 era uma banda de Scranton, cidade no estado da Pensilvânia. Quem conhece minimamente o grupo sabe de sua origem irlandesa, inclusive pelas menções diretas a eventos históricos do país em algumas composições. Billie conta:

“Fomos à Irlanda. Estou no meu hotel e recebo flores no meu quarto. Tem uma pequena carta muito gentil assinada por Bono. Dizia, entre outras coisas: ‘Bem-vinda à minha cidade natal. Eu pensei: ‘Por que ele me enviaria algo na Irlanda? O que isso tem a ver com ele? Porque o U2 é de Scranton’. Fiquei perguntando a todos: ‘O que Bono está fazendo me enviando flores de outro lugar do mundo? Por que ele faria isso?’. Aí me falaram: ‘Billie, do que você está falando? Eles são irlandeses!’.”

A piada que confundiu Eilish foi feita na quarta temporada de The Office, mais especificamente no episódio Goodbye Toby Part 1. O personagem Michael Scott (Steve Carell) perguntou a Jim Halpert (John Krasinski) se o U2 era de Scranton. Halpert, então, respondeu positivamente, mas com uma habitual expressão de ironia.