Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Pegada de carbono

Billie Eilish reitera ativismo ambiental com vinil de materiais recicláveis: 'Super consciente'

A cantora deve lançar seu terceiro álbum de estúdio, 'Hit Me Hard And Soft', em maio

Redação Publicado em 11/04/2024, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Billie Eilish (Foto: Rodin Eckenroth/Getty Images)
Billie Eilish (Foto: Rodin Eckenroth/Getty Images)

Billie Eilish lança seu terceiro álbum de estúdio em 17 de maio. Além de não divulgar nenhum single antes do lançamento do Hit Me Hard And Soft, ela está tentando inovar com discos de vinil feito apenas de materiais recicláveis. A tinta será à base de plantas e a embalagem será feita de cana-de-açúcar, por exemplo.

"Meus pais sempre me mantiveram bem informada e super consciente de que cada escolha que fazemos e cada ação que tomamos tem um impacto em algum lugar ou em alguém, seja positivo ou negativo, e isso sempre ficou comigo", disse a cantora (via BBC).

"Não posso simplesmente ignorar o que sei e seguir em frente com meus negócios e carreira sem fazer nada. Isso simplesmente não é como fui criada, nem como quero viver minha vida."

Segundo a BBC, só no Reino Unido foram vendidas 5,9 milhões de unidades de vinil em 2023. Pesquisas da Keele University apontam que cada cópia contém cerca de 135g de PVC, com uma pegada de carbono de meio quilo de dióxido de carbono. Com base nesse cálculo, o crescimento no consumo de discos de vinil representa a pegada de quase 560 pessoas por ano.

Críticas

Billie Eilish reagiu ao cancelamento vivido após opinar sobre o número de versões em vinil que artistas lançam. Em entrevista recente (via NME), a cantora advogou pelo clima e criticou músicos que vendem diversas edições do vinil de seus álbuns para aumentar o lucro.

"É irritante para mim que ainda estamos em um ponto em que você se importa tanto com os números e tanto com fazer dinheiro — e são todos os seus artistas favoritos fazendo essa m*rda", disse a cantora.

Alguns veículos, como o TMZ e o The New York Post, interpretaram os comentários como uma indireta para Taylor Swift. Folklore, lançado em 2020, por exemplo, teve oito versões em vinil, enquanto Midnights, de 2022, ganhou cinco edições.

Eilish respondeu às acusações com um story em seu Instagram:

Ok, então, seria incrível se as pessoas parassem de colocar palavras na minha boca e lessem realmente o que eu disse. Eu não estava falando de ninguém em especial, esses são problemas sistêmicos na indústria. E, quando se trata de variantes, muitos artistas lançam elas, inclusive eu! O que eu disse claramente na matéria. A crise climática é agora e é sobre todos nós sermos parte do problema e tentar fazer melhor, caramba.