Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Festival da Canção

Brasileiro pode representar Portugal no Eurovision; entenda

Leo Middea é finalista do Festival da Canção de Portugal

Redação Publicado em 07/03/2024, às 16h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leo Middea (Foto: Reprodução/Instagram)
Leo Middea (Foto: Reprodução/Instagram)

O carioca Leo Middea é o primeiro brasileiro em 60 anos a se tornar finalista do Festival da Canção de Portugal, concurso que decide quem representará o país no Eurovision. O jovem de 28 anos está participando com "Doce Mistério", música que faz referências à MPB.

Com o alcance de mais pessoas, Middea também foi vítima de xenofobia: "Os ataques começaram quando a música foi lançada, em janeiro. Mas, depois que eu me tornei o primeiro brasileiro em uma final do Festival da Canção, a coisa ganhou outra proporção", contou em entrevista à Folha de S.Paulo. "Gente falando do meu sotaque como se ele fosse uma coisa nojenta, como se fosse algo que não é bom de escutar. Realmente, coisas muito maldosas."

"Eu estava inseguro sobre expor essa situação, mas depois eu me senti aliviado. Agora eu tenho recebido muitas mensagens de apoio. Eu não sabia o que ia acontecer, mas tem rolado uma onda de amor muito bonita de acompanhar", continuou.

O artista foi radicado em Lisboa em 2017. Ainda assim, ele conservou suas raízes brasileiras: "Quando eles me convidaram, eu decidi fazer música como sempre faço, sem me adaptar. Uma música brasileira integrando tudo, como eu sempre fiz aqui em Portugal".

Agora, Middea é um dos 12 finalistas da competição, cujo desfecho acontece ao vivo neste sábado, 9, e será transmitido na RTP — emissora portuguesa. O músico depende do voto do público e tem recebido apoio dos brasileiros que fazem parte da comunidade estrangeira de Portugal.