Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Luto

Carlos Gonzaga: Relembre 5 músicas que ganharam versão abrasileirada na voz do cantor [LISTA]

Carlos Gonzaga morreu nesta sexta-feira, 25, aos 99 anos

Redação Publicado em 26/08/2023, às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carlos Gonzaga na capa de EP (Reprodução/Facebook)
Carlos Gonzaga na capa de EP (Reprodução/Facebook)

Morreu nesta sexta-feira, 25, Carlos Gonzaga, conhecido pelo sucesso "Diana". A informação foi confirmada pela página oficial do cantor no Facebook e pela prefeitura de Paraisópolis, em Minas Gerais, onde ele nasceu. Gonzaga tinha 99 anos e estava em um hospital italiano. A causa da morte não foi divulgada.

O músico é tido como um dos pioneiros do rock brasileiro e como o primeiro homem negro a se dedicar ao gênero musical. Ele foi responsável por interpretar versões brasileiras de composições estrangeiras. Confira algumas delas:

Diana

"Diana", lançada em 1958, foi o maior sucesso do artista. Além da grande repercussão nas rádios brasileiras, a canção fez parte da trilha sonora da novela Estúpido Cupido, da Globo. Foi originalmente gravada por Paul Anka, também em 1958, e passou pelas mãos de Fred Jorge, que preparou uma versão em português.

Só Você (Only You)

"Only You", de Buck Ram e Ande Rand, ganhou outro nome: "Só Você (Only You)" — com uma nova letra e sob uma sonoridade ligeiramente diferente. Foi incluída no álbum Quisera Te Dizer (1958), primeiro lançamento de Gonzaga.

Oh, Carol

Carlos Gonzaga contou novamente com a ajuda de Fred Jorge para transformar "Oh, Carol" em um hit brasileiro. A canção foi composta por Howard Greenfield e Neil Sedaka, quem também a interpreta. Está no álbum Rock With Sedaka (1959) e ganhou a versão em português em 1960, no disco "The Best-Seller".

O Meu Fingimento (The Great Pretender)

Revisitando o trabalho de Buck Ram, Carlos Gonzaga deu uma nova identidade a "The Great Pretender". A canção foi originalmente gravada pelo The Platters, em 1955, para disco homônimo. O grupo estadunidense também gravou o hit "Only You" e é considerado um dos mais importantes da década de 1950. A música ganhou edição em português com letra de Haroldo Barbosa.

Bat Masterson

"Bat Masterson" foi o mesmo nome dado à série faroeste que retrata a história do xerife Masterson. A produção americana foi ao ar durante os anos 1960 e recebeu a roupagem inédita em 1962, mantendo a temática associada à história dos Estados Unidos.