Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / LUTO

Carlos Lyra, cantor e compositor, morre aos 90 anos

Músico foi parceiro de Vinicius de Moraes, entre outros artistas, e escreveu sucessos como "Coisa Mais Linda", "Primavera" e "Você e Eu"

Carlos Lyra, cantor e compositor, morre aos 90 anos (Foto: Divulgação)
Carlos Lyra, cantor e compositor, morre aos 90 anos (Foto: Divulgação)

O cantor e compositor Carlos Lyra, que trabalhou com artistas como Vinicius de Moraes e Ronaldo Bôscoli, morreu na madrugada deste sábado (16), no Rio de Janeiro, aos 90 anos. Segundo informações do G1, a morte foi confirmada pela família do músico.

De acordo com a esposa do compositor, Magda Pereira BotafogoLyra havia sido internado com febre na última quinta-feira (14) no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Após realizar exames, foi detectada uma bactéria. A causa da morte, no entanto, ainda não foi revelada.

Revelado na voz de Sylvia Telles (1935-1966), que gravou a sua primeira composição, "Menino", em 1956, Lyra foi um dos maiores compositores da bossa nova. Dentre os seus sucessos estão "Coisa Mais Linda", "Primavera""Você e Eu", "Sabe Você" e "Coisa Mais Linda".

Em 1959, ele lançou o seu primeiro álbum, "Bossa Nova". Além do trabalho na música, Lyra também foi um grande difusor da cultura brasileira, sendo um dos responsáveis por fundar o Centro Popular da Cultura (CPC), da União Nacional dos Estudantes, em 1961.

Em 2023, foi homenageado no álbum coletivo "Afeto", que contou com a participação de nomes como Caetano VelosoDjavan, Fernanda AbreuJoão DonatoJoyce MorenoLulu SantosMart'nália, Leila Pinheiro e Ney Matogrosso.