Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Let's Dance

David Bowie teria desistido da carreira na indústria da música atual, diz o produtor Nile Rodgers

Nile Rodgers coproduziu 'Let's Dance', disco que alçou David Bowie à fama

Redação Publicado em 13/12/2023, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie (Foto: Reprodução)
David Bowie (Foto: Reprodução)

David Bowie teria desistido antes de lançar um hit caso tivesse iniciado a carreira na indústria da música atual, segundo Nile Rodgers. O guitarrista do Chic produziu Let's Dance (1983) com Bowie, disco que o alçou à fama nos anos 1980.

Na visão de Rodgers, nenhuma gravadora daria tempo ao camaleão do rock para que ele produzisse um álbum próspero, após tentar garantir sucesso comercial na década de 1970 e não conseguir. Nile ainda afirmou que as gravadoras de hoje estão falhando em nutrir talentos únicos em vez de focar no lucro.

Eles lhe deram todo esse tempo para tentar fazer um hit, ele me ligou e fizemos [Let's Dance]. As gravadoras pegavam essa responsabilidade financeira e carregavam os artistas que eles acreditavam que em algum momento estourariam. Esses dias se foram.

Rodgers fez as colocações em um comitê que investiga a economia do streaming e a remuneração dos artistas. Em 2021, o músico fez uma série de recomendações que pedia uma “reinicialização” em toda a indústria para tornar o streaming mais justo para artistas e compositores. No evento, porém, os acadêmicos Prof. David Hesmondhalgh e Dr. Hyojung Sun constataram que o progresso de 2021 para cá foi lento e limitado.

Sun disse ao comitê: “Ainda temos um longo caminho a percorrer antes de podermos dizer que a indústria foi reiniciada”. Hesmondhalgh, por sua vez, acrescentou que, na realidade, “o streaming é uma fonte de rendimento para relativamente poucas pessoas” devido à forma como o lucro é distribuído.