Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Fim de uma era

Gilberto Gil se despede dos palcos com turnê de despedida em 2025

Série de shows que marca aposentadoria de Gilberto Gil deve passar por diversas cidades do Brasil, além de regiões dos EUA e Europa

Gilberto Gil no Lollapalooza Brasil 2024 (Foto: Buda Mendes/Getty Images)
Gilberto Gil no Lollapalooza Brasil 2024 (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Um dos maiores nomes da história da música brasileira, responsável por sucessos como "Esperando na janela," "Andar com fé," "Palco" e "Aos Pés da Cruz," Gilberto Gil anunciou que se aposentará dos palcos com turnê de despedida em 2025. Quem confirmou a notícia foi a assessoria do próprio artista (via Folha de S.Paulo).

A série de shows em questão passará por diversas cidades do Brasil, Estados Unidos e Europa. Assim como Milton Nascimento, outra lenda brasileira, Gil seguirá nos estúdios para gravar novas músicas, mas não voltará aos palcos após a turnê de despedida.

+++LEIA MAIS: Por que Gilberto Gil é um músico tão completo e universal? [ANÁLISE]


Gilberto Gil anuncia música inédita para animação: 'Estimula o campo da fabulação'

Um dos grandes nomes da história da música brasileira, Gilberto Gil anunciou música inédita para a animação Pipas, produção original do Gloobinho, canal de televisão por assinatura pertencente à Globo, em colaboração com a produtora Mono Animation.

Vale destacar como a canção inédita de Gil leva o mesmo nome do desenho, que tem direção de Bruno Bask e estreia em agosto de 2024 na emissora. Em declaração à Rolling Stone Brasil, o cantor deu alguns detalhes sobre o novo trabalho.

+++LEIA MAIS: Gilberto Gil homenageia neta no palco: 'É especial vê-la se tornando uma artista com identidade própria'

"[A série] vai estimular o campo da fabulação, que é um campo que forma as alternativas para as narrativas variadas, do ponto de vista dos compromissos dos valores das crianças, como a solidariedade, o amor, o companheirismo, o encantamento com a diversão e a coisa lúdica," disse.

E este campo vasto de ensinamentos que, através destes objetos tão simples e tão singelos, a gente pode alcançar.

A música de Gilberto Gil estará presente na abertura do desenho, que mostra os personagens ganhando vida por meio da canção, enquanto acontece uma narração em poesia sobre os movimentos e o imaginário das pipas no céu.

+++LEIA MAIS: Janet Jackson assiste show de Gilberto Gil em Londres e se declara para o cantor

O tema de Pipas foi gravado diretamente do estúdio de Gil, na zona sul do Rio de Janeiro, e Bruno Bask viu o processo criativo florescer ao vivo. "Estou extremamente honrado em ter a oportunidade de colaborar com Gilberto Gil neste projeto incrível," celebrou o diretor. "Transformar pipas, minha brincadeira predileta de infância, em animação, somado à musicalidade de Gil, está sendo uma experiência de conexão entre gerações. Estamos ansiosos para compartilhar essa emocionante jornada com o público."

Já a narrativa da animação acompanha quatro pipas que brincam no céu. No meio disso, elas precisam enfrentar desafios trazidos pelo vento. Então, aprendem a se superar e a reconhecer o valor do próximo.

+++LEIA MAIS: Tyler, the Creator pede desculpas a Gilberto Gil após usar música sem autorização