Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Entrevista

Kaiser Chiefs: faixa de novo álbum faz referência a Noel Gallagher, que considera a banda 'insignificante'

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Simon Rix falou sobre o novo álbum do Kaiser Chiefs — 'Easy Eighth' — e explicou motivo pelo qual nomeou faixa de 'Noel Groove'

Kaiser Chiefs (Foto: Divulgação) | Noel Gallagher (Foto: Kate Green/Getty Images)
Kaiser Chiefs (Foto: Divulgação) | Noel Gallagher (Foto: Kate Green/Getty Images)

Noel Gallagher e sua língua afiada alcançaram o Kaiser Chiefs mais de uma vez. Em 2008, o Oasis ainda estava em atividade e assistia novas bandas alçando ao sucesso, mas não simpatizava com todas elas. "A pior coisa sobre eles é que eles não são muito bons", opiniou Gallagher sobre o grupo formado em Leeds, no Reino Unido. 

+++LEIA MAIS: Kaiser Chiefs desvenda novo álbum: menção a Noel Gallagher, dedo de Nile Rodgers e aceno aos fãs de todas as eras

Sobrou até para as namoradas dos membros da banda — formada até então por Ricky Wilson, Andrew "Whitey" White, Simon Rix, Nick Baines e Nick Hodgson: "Eles tocam fantasiados e se sentam no topo de um ápice de insignificância. Eles não significam nada para ninguém, exceto para suas malditas namoradas feias", completou Noel (via NME).

Em entrevista ao The Sun (via NME), Andrew White disse que Gallagher é um "velho amargurado". "Não temos tempo para ele. Música é arte, mas ele não gosta de música pelo que ela é", devolveu Whitey.

Em outra ocasião, Noel fez uma comparação exagerada: "Eu usei drogas por 18 anos e nunca cheguei ao ponto de dizer: 'Sabe de uma coisa? O Kaiser Chiefs é brilhante'". O então baterista do grupo inglês, Nick Hodgson, afirmou em conversa com a BBC Newsbeat que não ficou ofendido. "Quando eu tinha 17 anos e Noel falava sobre o Blur, eu estava assistindo, e agora, aos 30 anos, enquanto ele, aos 50, está falando sobre nós, é brilhante", respondeu à época (via NME).

Nada disso impediu que o Kaiser Chiefs fizesse uma menção ao ex-Oasis em uma faixa do novo álbum, Kaiser Chiefs'Easy Eighth Album. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, o baixista Simon Rix confessou que queria ter dado outro nome à música, mas seus parceiros de banda o impediram.

"Chama-se "Noel Groove" porque, quando escrevemos músicas, eu gravo, então ensaiamos, e eu gravo tudo no meu computador, e depois passo por tudo, tipo: 'Essa parte é boa, aquela música é boa, esses dois compassos são o que quer que seja, esses acordes, isso é bom, aquilo é ruim'... Mas eu tenho que rotular tudo, então tudo é chamado de tipo "Funk Jam 2" ou sei lá", explicou. "Às vezes, se Ricky está cantando, pode ser algo que ele está cantando. Então, eu tenho que nomear tudo."

Por alguma razão, acho que porque estávamos falando sobre o Noel Gallagher no ensaio, eu rotulei como "Noel Groove", e depois ficou. Eu estava desesperado para não chamá-la de "Noel Groove", porque eu sabia que estaria dando entrevistas, e as pessoas perguntariam, por que se chama "Noel Groove", e eu não teria uma boa razão. Então, eu queria chamá-la de "In Another Lifetime" — acho que é um bom nome — ou de "Lighting With Intent", que eu não gostava tanto, mas achava que estava ok. Ambos são letras da música, mas ninguém deixou eu mudar, então ainda se chama "Noel Groove", e agora é tarde demais.

A relação do Kaiser Chiefs com Liam Gallagher não é muito melhor. Em 2019, o irmão de Noel cancelou a apresentação no festival Fall in Love, alegando que havia "problemas de segurança com o palco". Peanut, apelido do tecladista do Kaiser Chiefs, não gostou do posicionamento de Liam e argumentou: "Se descobríssemos que um palco não era seguro, contaríamos para as outras bandas lá também, certo? 'A segurança está em primeiro lugar, como sempre' — para todos. Devemos ter quebrado o palco fazendo um show de rock and roll 30 minutos antes de você".

Peanut recebeu de volta: "Essa é o para o bundão do Kaiser Chiefs: Todo esse dinheiro que você gasta com acessórios, como sua cabeça esquisita, eu gastaria em um agente de turnê decente que consiga identificar esse tipo de coisa, do contrário, você e sua banda vão embora cedo". Em outro tweet, Liam acrescentou: "P.S.: são babacas como vocês que dão uma reputação ruim a Leeds".