Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Kanye West é processado por samples não autorizados em Donda 2

Faixa "Flowers," de Donda 2, utiliza sample não autorizado 22 vezes, segundo processo

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 30/06/2022, às 09h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kanye West (Foto: Kevork Djansezian / Getty Images)
Kanye West (Foto: Kevork Djansezian / Getty Images)

Kanye West foi processado por utilizar samples sem pedir autorização em seu disco mais recente, Donda 2 (2022). Conforme reportado pela Billboard, faixa "Flowers" tem trechos de "Move Your Body" (também conhecida como "The House Music Anthem"), de Marshall Jefferson.

Segundo o processo que tramita na corte de Nova York, trechos da icônica música house são "repetidos pelo menos 22 vezes" na canção. "West luta pelos direitos dos artistas, no entanto, não tem vergonha de pegar os direitos de alguns deles," afirmam os autos.

+++ LEIA MAIS: Rihanna, Jay-Z e Kanye West entram em lista de bilionários da Forbes

Segundo o processo, o uso do sample foi "deliberado," pois representantes de West teriam se encontrado com o selo de Jefferson, Ultra Internactional Music Publishing, e admitido o uso da faixa sem aviso: "A defesa sabe e foi informada de não possuir a licença para utilizar a composição."

Alex Klein, co-criador do Stem Player, também está listado na ação. O dispositivo é a única forma de ouvir Donda 2, como o projeto não foi lançado nos serviços de streaming. Kanye alegou ter vendido 11 mil players, arrecanado cerca de US$ 2,2 milhões.

+++ LEIA MAIS: Kanye West: 4 curiosidades sobre o rapper reveladas no documentário Jeen-Yuhs, da Netflix [LISTA]

Ouça:


Kanye processado por Donda 2

Este não foi o primeiro processo envolvendo faixas do disco de Ye. Pastor do Texas, Estados Unidos, bispo David Paul Moten o processou por utilizar sermão dele no disco Donda (2021). Rapper transformou falas do sacerdote em sample da faixa "Come To Life."

Além de Ye, UMG Recordings, Def Jam Recordings e G.O.O.D Music, gravadora e distribuidoras, também são alvos do processo de Moten. O pastor alega que rapper não pediu permissão para utilizar gravação (via NME).