Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O dia em que Eric Clapton deu conselho valioso a Jeff Beck sobre não gostar de cantar

Jeff Beck conversou com Eric Clapton sobre odiar cantar - e foi aconselhado a conviver com isso da melhor maneira

Redação Publicado em 14/01/2023, às 12h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eric Clapton (Foto: Larry Busacca/Getty Images) e Jeff Beck (Foto: Charlie Crowhurst/Getty Images)
Eric Clapton (Foto: Larry Busacca/Getty Images) e Jeff Beck (Foto: Charlie Crowhurst/Getty Images)

Com uma carreira na música consolidada (tanto como artista solo quanto na formação dos Yardbirds), Jeff Beck, que morreu aos 78 anos em 10 de janeiro de 2023 em decorrência de meningite bacteriana, era bastante inseguro com a própria voz, até receber conselhos valiosos de Eric Clapton para confiar no talento.

Durante entrevista à Total Guitar em 2016 (resgatada pelo Showbiz Cheat Sheet), Beck fez um grande retrospecto sobre a carreira dele - e relembrou como encontrava dificuldades no processo musical, até Clapton revolucionar o modo como ele pensava como artista.

+++LEIA MAIS: Qual música de Jeff Beck é 'canção de guitarra mais bonita já gravada'? Brian May responde

"É tão difícil porque eu não cantava," afirmou na conversa. "Eric disse, e foram palavras de grande sabedoria: 'Acostume-se com o fato de que você odeia sua voz, porque eu odeio.' E eu o respondi: 'Mas você parece bom, eu pareço insuportavelmente ruim. Detesto isso. Eu nunca iria gostar mesmo se tivéssemos outro single como 'Hi Ho Silver Lining,' eu simplesmente não aguentaria.'"

"Ele explicou: 'Estou lhe dizendo, se você não fizer isso, será difícil.' E foi difícil, mas então eu posso virar e dizer: 'Blow By Blow [disco de 1975], coloque isso no seu cachimbo e fume, cara.' Mas ele está certo, se eu inventasse uma música e todos a adorassem, isso incutiria confiança automaticamente e eu poderia até gostar de como soava, mas deixar isso sair é mais do que posso suportar," continuou o guitarrista.

+++LEIA MAIS: Quando Jeff Beck tentou criar banda com Jimmy Page, John Paul Jones e Keith Moon